quarta-feira, 19 de junho de 2013

Agora chega, acabou o recreio! Vão todos para a aula de democracia para aprender a votar!

Leio que hoje estão programadas manifestações em 70 municípios do Brasil e que São Paulo, mais uma vez está nessa. Mesmo abstraindo o vandalismo inerente a essas manifestações e considerando só os anjinhos que protestam pacificamente, o simples fato do incômodo que tudo isso causa à população é enorme. Ninguém aguenta ter o seu direito de ir e vir sendo violado todos os dias. O feitiço acaba virando contra o feiticeiro e essa garotada vai acabar sendo demonizada até pelos que a princípio os apoiaram.

Além disso, esse pessoal “do bem” tem que se conscientizar também que não há como controlar o pessoal “do mal” que se agrega às manifestações.

Por essas e outras, já está na hora de voltar para a sala de aula e repensar modos menos invasivos de protesto, se é que todos querem mesmo continuar a protestar. Se é que isso é algo mais do que um simples arroubo adolescente, então provem, sejam criativos e, acima de tudo, provem que, orientando seus objetivos de maneira a serem relevantes, isso tudo é algo mais que manifestações difusas de rebeldia sem causa.

Outra coisa: li e soube por várias fontes que rola pela internet um abaixo-assinado pedindo o impeachment de Dilma. Por mais que eu seja contra esse governo petralha - e não há ninguém mais contra que eu -, não dá nem para pensar nisso, principalmente porque Dilma tem apoio de 80% do Congresso. Depois, ela foi eleita em um pleito legítimo - apesar de não muito honesto pela campanha, reconheço. Em terceiro lugar, democracia não é uma brincadeira onde o sujeito pode errar e logo depois tentar corrigir seu próprio erro cometendo um maior. Quem votou em Dilma, passou-lhe uma procuração com quatro anos de validade, sendo que até agora, a rigor, ela não cometeu nenhum crime ou ato ilícito que justifique o cancelamento dessa procuração. Os erros de Dilma são ser completamente imbecil, incompetente, inepta, inábil, enfim, totalmente incompatível com o cargo que ela ocupa, mas isso não é crime. Crime é se querer tirá-la de onde está depois de ter votado nela.

Portanto, o mais importante que se tira desse charivari todo é que o povo, de uma maneira geral, precisa aprender a escolher seus candidatos e não fazer do seu voto um instrumento de troca, usá-lo em por causa de um arroubo de empolgação ou achar que ele vale pouco e não se acostumar com essa história de pedir impeachment à toda hora.

Democracia não é brincadeira. Apesar de passar a noção de muita liberdade ela tem regras claras que passam principalmente pela conscientização política. Se essas regras não forem obedecidas, a vítima acaba sendo exatamente quem as transgrediu.

Acabou o recreio, moçada! Vamos “estudar” democracia para não errar mais!

Um comentário:

  1. Bravo!!!!
    As demonstracoes nao irao levar a lado algum-
    Se querem mesmo protestar que o facam ao redor dos estadios que foram construidos, fiquem por la, acampem fora do estadio, facam xixi e coco ao redor dos estadios. Seria muito bom se os estadios ficassem vazios durante os jogos, seria uma boa mensagem,-
    Vi algo intoleravel, um pai com a filha nos ombros, uma crianca de 3 anos penso eu,. Eh um crime levar uma crianca a uma demonstracao, sabemos que os militontos, os vandalos e anarquistas estao entre os que se manisfestam pacificamente. Que mentalidade a do pai da crianca, imagina uma bala perdida, gente correndo, ele derruba a crianca que seria pisoteada.
    Eu nao entendo a mentalidade tao retrasada, este pai certamente coloca a crianca entre as pernas quando dirige.
    Revoltante.

    ResponderExcluir