domingo, 30 de junho de 2013

Lula e Taurus, monopolista do fabrico de armas no Brasil, uma ligação suspeita


“‘O Senhor das Armas’. Eis o novo título distintivo a que faz jus o mascate transnacional Luiz Inácio Lula da Silva. O cabra especializado em “vender o Brazil” ampliou sua atuação na África. Até semana passada, o foco de negócio dele, por lá, era compra e venda de diamantes, além de promover outros produtos de exportação brasileiros. Agora, enviado ao mundo africano pela Taurus, Lula cuida da venda de armas. Senta o dedo, $talinácio!”

Li com muita desconfiança o artigo de Jorge Serrão que começa com esse parágrafo, já que o cara é pródigo em exageros e sacações estapafúrdias, o que já me fez vender gato por lebre aqui no Toma Mais Uma. Como eu havia lido que essa viagem à Etiópia é coisa da ONU, fiquei de pé atrás. E saí a pesquisar em outras fontes qual ligação poderia haver entre a Taurus e Lula.

De imediato dei de cara com um artigo em inglês de um jornalista chamado Ben Tavener, escrito em maio deste ano, cujo primeiro parágrafo diz:

“As vendas de armas de fogo fabricadas no Brasil para os EUA aumentaram 187,5 por cento no mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em comparação com o mesmo período de oito anos do seu antecessor. Os EUA compraram quase 7,9 milhões, ou oitenta por cento, dos 9,9 milhões de armas de fogo brasileiras exportadas nos últimos 40 anos, segundo informa a Folha de S.Paulo.”

E depois:

“A fabricante brasileira de armas Taurus, com sede em Porto Alegre, no sul do estado do Rio Grande do Sul, éo responsável por mais da metade das exportações de armas brasileiras para os EUA desde 1971, e cerca de metade dos produtos da empresa são vendidos a compradores americanos. A empresa, fundada em 1941, chegou nos EUA em 1968 e é hoje uma das maiores fabricantes do mundo de pequenas armas de fogo e a quarta maior dos Estados Unidos. Taurus EUA foi criada em 1984 e, juntamente com a sua fábrica em Miami, a empresa afirma fornecer armas a forças policiais em mais de setenta países. No Brasil, de acordo com a Taurus, as receitas da empresa foram de R$ 701 milhões no ano passado, um aumento de 13,4 por cento.”

Já a IstoÉ em um artigo de 2004 intitulado “A emenda Taurus” diz que o decreto que regulamentou estatuto do desarmamento, preparado nos ministérios da Defesa e da Justiça e assinado por Lula, criou quase um monopólio da empresa gaúcha onde diz: “As armas de fogo, munições e acessórios, de uso restrito, poderão ter sua importação negada ou restringida, se houver produto similar fabricado no país”.

Detalhe: a Taurus adquiriu a sua maior concorrente, a Amadeo Rossi, construindo um monopólio no Brasil.

Depois disso, até dá para desconfiar que Serrão esteja realmente certo. Nada de concreto, mas há indícios de sobra que Lula seja realmente o “senhor das armas”.

Uma curiosidade: há no mercado americano um carregador de pistolas cujo nome é Lula. Faz sentido, vejam:

4 comentários:

  1. Se a coisa eh suspeita ,ja naseu morta. Se todas as trafulhices que realmente ja passara de veridicas a super-veridicas sao tratadas cojm seriedade ...
    Nada mais a dizer. Li ontem que se o lula quiser voltar em 2014 ganharia com glamour as eleicoes.
    O país esta refem da gentalha e sera por um longo, longo periodo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só que não....dando uma passadinha aqui no passado, vindo de 2016....Lula já era, podem comemorar!!!!!

      Excluir
  2. (argento - seu voto,,,) ... https://www.youtube.com/watch?v=UMI3BX6KZbQ

    ResponderExcluir
  3. Vim do futuro também, e em 2018 deu Bolsonario! Avisem a Theresa!!!

    ResponderExcluir