sexta-feira, 19 de julho de 2013

Para ser Presidente

Cá com os meus botões, eu estava remoendo sobre os atributos que eu levo em consideração ao escolher um candidato para presidente da República. É claro que eles valem também para a minha escolha em quem votar para outros cargos, mas para ser presidente, na minha opinião, é necessária uma certa ênfase em todas as qualidades e uma considerável redução nos defeitos.

Primeiro de tudo, o sujeito tem que pensar como eu penso, se possível, até adivinhar e antecipar meus pensamentos e, sem dúvida, pari passu com uma inteligência, uma cultura e um preparo intelectual com ajustes finos, o que não significa que eu exija dele algum diploma universitário - há idiotas aos montes que possuem coleções deles.

Eu nem vou mencionar honestidade porque estou falando sobre qualidades e não sobre obrigações.

Uma outra coisa fundamental é amar o Brasil, conhecer a nossa História de verdade, e não compactuar com essas versões e interpretações “gramscianas” que fazem de tudo para achincalhar todo e qualquer grande personagem dela e tentar convencer os otários que o país foi fundado pelo PT e seus canalhas, que nada de bom aconteceu por aqui antes do advento do comuno-banditismo porcalhão. Aliás, Millôr, sempre ele, tem um pensamento que diz que toda ideologia velha quando se aposenta por falta de serventia em outro canto, vem para cá.

Também incorporei aos pré-requisitos a facilidade de comunicação com o povo, coisa pela qual batalhei durante os oito anos de governo do de FHC através da internet - mesmo que ainda incipiente -, de cartas aos jornais, chegando até a enviar e-mails para o então presidente que, obviamente, foram solenemente ignorados. Muito da rejeição a FHC é culpa do PT, mas a culpa principal por ela é dele mesmo, ao se dirigir ao povo quase nunca e em um idioma incompreensível para a maioria esmagadora. Nesse aspecto, eu dou minha mão à palmatória: Lula é um mestre, o que eu acho uma vergonha para FHC, Serra, Alkmin e tantos outros didáticos empolados que, apesar de serem infinitamente superiores ao apedeuta em todos os outros aspectos, levam um verdadeiro banho dele quando se trata de comunicação.

E que todos os candidatos à Presidência em 2014 tratem de botar as barbinhas de molho e repensar suas estratégias de comunicabilidade a partir de agora - e já é tarde! -, porque se Lula for mesmo candidato, do jeito que está, não vai ter para ninguém. De novo.

Sim, falta ainda muita coisa. Mas vou deixar para outro post.

10 comentários:

  1. Já esta selado, claro que o lula vai voltar e vai ser eleito ou qualquer coisa parecida.
    Adorei este post, muito bem escrito, como sempre.

    Gostei muito do video que voce me indicou , prof Boris Fausto, a historia do Brasil, nada de gramsci. O prof Boris nao deu nem tirou.

    ResponderExcluir
  2. Boris é um craque em História, um dos amigos mais chegados de FHC, que deveria ter posto em prática esse conhecimento nas escolas e universidades e não deixar - como deixou - a ideologia gramsciana tomar conta do ensino.

    ResponderExcluir
  3. Uma pena. Nao vai demorar irao inventar que o Pedro tinha pai marroquino e a mae era de Angola.

    ResponderExcluir
  4. Que lindo que esta a sala, nova decoracao. Novo look, gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reformei o apê! A sala de visitas ficou maior e mais confortável!

      Excluir
  5. Caro Ricardo, lhe enviei um e-mail com um artigo, caso você não tenha recebido (foi para o e-mail do observador político - gmail) entre em contato comigo em
    milton.valdameri@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Pelo andar da carruagem, teremos mais um "candidato" à presidência da república de Bananas; abram alas para Daniel Sottomaior. kkkkkkkkkkkk -Argento-

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir