quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Do CoroneLeaks: Hoje o maior cabo eleitoral do PT chama-se José Serra.

Concordo em gênero, número e grau!

Não há alma no Brasil político que não saiba que Dora Kramer, a mais prestigiada colunista política do Brasil, por merecimento, é serrista até debaixo d'água. Antes de qualquer aliado de Serra, ela reagiu às prévias propostas por Aécio Neves, em sua coluna no Estadão:

“Presidente do PSDB, o senador Aécio Neves diz que aceita disputar prévias para a escolha do candidato a presidente da República. Isso tendo o controle da máquina, o apoio majoritário do partido e, portanto, a plena certeza de que sairia vencedor. Em tese, fez um lance para pôr em xeque a proposta de realização de prévias defendida por aliados de José Serra. Ao se mostrar disposto a disputar, Aécio não daria pretexto ao ex governador para sair do partido. Na prática, porém, não há vinculação entre uma coisa e outra: o prazo de Serra para sair ou ficar vence em 40 dias e as prévias seriam bem depois disso. De onde não faz lógica que a decisão dele se dê em razão da realização de uma hipotética disputa. Nas condições atuais, perdida. Ao se observar os movimentos de Serra e Aécio, a impressão que dá é que estão em cena num jogo de constrangimentos mútuos.”

Um movimento simples, claro e transparente acabou com todo o jogo de cena de José Serra. Não dá para fazer prévias em 40 dias, quando vence o prazo para o paulista se filiar a outro partido. Portanto, terá que tomar uma decisão. Terá que sair do ataque para a defesa e aí vai sangrar diante da opinião pública.

Se o ex-ex-presidenciável tucano sair do PSDB, sem enfrentar as prévias que pediu e exigiu, sairá como um traidor da oposição. Sairá porque trocou tudo por um sonho pessoal, acima dos interesses do país e daqueles 44 milhões de votos que lhe foram dados em 2010, quando não merecia 30 milhões pela sua pífia e ridícula campanha, pelo seu discurso tacanho e desastrado, pela sua teimosia e surdez aos conselhos dos seus pares.

Se como diz a colunista, o adversário tem o domínio do partido, por que Serra se acha no direito de ser, pela terceira vez, o seu candidato à presidência, sem disputar este lugar nas internas do partido? Simples, porque ele sabe que o PSDB quer Aécio. As pesquisas escancaram que Serra  perdeu dois terços do seu capital eleitoral. A sua rejeição na cidade de São Paulo ultrapassou os 50% em 2012, quando perdeu para Haddad. E que repetiu o que acontece em todas as eleições: começa com um percentual alto e basta colocar a cara na TV para desabar. Por outro lado, todas as projeções mostram que Aécio Neves tem mais carisma, tem juventude, tem potencial de crescimento, tem rejeição baixa e, principalmente, tem a capacidade de negociação política que Serra não tem. Nunca teve.

Concluindo: a postura de José Serra o leva para um caminho muito perigoso para o Brasil, pois ele só sairá vitorioso se derrotar a oposição. E a oposição é um tucano chamado Aécio Neves. Serra, hoje, sem dúvida alguma,  é o maior cabo eleitoral do PT. Que abra os olhos para o que está fazendo contra o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário