quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Em busca do Torah perdido

Fui ler uma notícia sobre os haredi - judeus ultraortodoxos -, que sempre criaram caso em Israel em virtude do seu radicalismo religioso que os impede de ser cidadãos comuns - e continuam criando -, e resolvi que ia escrever alguma coisa sobre o tema. Como eu gosto de pesquisar sempre que vou escrever sobre o que não conheço muito bem, pesquisei demais e acabei me embarafustando em tantos assuntos que lá se foi a manhã inteira. Um deles foi a busca de traduções em português da Torah e do Talmud e descobri que elas simplesmente não existem - sem querer fazer gracinhas, e já fazendo, para vender, tem aos montes...

Apesar de saber que a Torah corresponde ao Pentateuco da nossa Bíblia - Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio -, mas como os judeus insistem que as versões desses livros foram adulteradas para uso em outras religiões (“E, como outras religiões adotaram o texto da Torá Escrita - Torá she-bichtav, mesmo a tendo traduzido de forma errada, adicionando ou removendo partes da mesma e a interpretando de forma proibida pelo judaísmo...”), saí procurando uma suposta “tradução oficial” e não achei.

O Talmud, então, nem pensar. O mais próximo que achei para download foi em inglês e chama-se “Talmud for dummies”. Baixei mas não sei se vale a pena ler alguma coisa. Só pelo introito dá para ver que quando os americanos se referem a “dummies”, querem dizer que é de idiota completo para baixo.

Diga-se de passagem, segundo os próprios judeus, o Talmud define e dá forma ao judaísmo, alicerçando todas as leis e rituais judaicos. Dizem eles que enquanto o Chumash (o Pentateuco, ou os cinco livros de Moisés) apenas cita os Mandamentos, o Talmud os explica, discute e esclarece. Além de tudo eles afirmam que os judeus que, individualmente ou em grupo, negaram a validade do Talmud, acabaram por se assimilar a outras culturas ou mesmo desaparecer.

Aliás, o judaísmo é diferente de todas as outras religiões quando se trata de divulgar e disseminar a sua fé. Os judeus não fazem a mínima questão de fazer propaganda do seu deus e nem saem dizendo aos quatro ventos que a sua crença é o “verdadeiro caminho”. Alguém já viu judeu discutindo religião? Pois é, fé não se discute: ou se tem ou não se tem - e isso me agrada.

Essa dificuldade em achar os seus livros sagrados é um exemplo disso: quem quiser facilidade(!) tem que aprender hebraico primeiro...


Como lá se foi uma manhã, deixo os haredi para depois.

11 comentários:

  1. Em maio vendo o noticiario na Rai Uno fiquei sabendo que tinha sido encontrada a Thora mais antiga do mundo.

    http://www.coisasjudaicas.com/2013/05/encontrado-manuscrito-da-tora-mais.html

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a taxar judeus de racistas, o que não faltam são sites que o fazem. Nessa minha busca, hoje, encontrei quase tantos judeus quantos os que os criticam exatamente por isso.

      Eu mesmo confesso que se há uma coisa que não me agrada nos judeus ela é o segregacionismo. Convivi muito tempo num colégio que tinha uma percentagem por volta de 40% de judeus e fui sócio de um clube que frequentei muito, que tinha entre seus sócios uma percentagem semelhante, portanto, posso falar de cadeira. Com mais um detalhe: o padrinho do meu filho Gabriel era judeu.

      Acredito que eles façam isso por instinto de sobrevivência, não sei ao certo, mas que aqui no Brasil, onde não há preconceitos radicais, a segregação pega mal.

      Excluir
  3. Tenho imensa admiracao pela fé judaica. Primeiro näo é qualquer um que pode abracar a religiao judaica, para ser admito é necessario ler muito e entender o que esta lendo, nao é qualquer petista que poderia ser judeu.
    Segundo, o judaismo nao usa o proselitismo de forma alguma. É exatamente como voce mesmo disse, quem quiser que aprenda, pois eles nao irao bater na tua porta oferecendo o reino dos céus, nem mesmo o reino dos infernos.
    Nao é como pentecostalismo que é so entrar na salinha cego, surdo e mudo e sair vendo, escutando e cantando. É necessario ter cerebro, nao se pode apenas entrar na Sinagoga bater no peito e bradar: agora sou judeu. Estao certissimos, a corja ainda nao descobriu isso, pois se tivessem ja teriam taxado os judeus de racistas, pois é necessario saber ler e ter uma certa intelectualidade para entender os alicerces da religiao , nao estou afirmando que todos os judeus sao super clever e o resto do mundo sao burros, nao é isso. Digo que para ser admitido é necessario estudar muito e entender tudo o que leu.

    ResponderExcluir
  4. Meus dois centavos (por empréstimo, é claro): gozações à parte - e os judeus são especializados em fazer gozações entre si e com o gado (goyim) - o fato é que a coisa é complexa. No meu modo de enxergar a questão, não existe "fé judaica", mas existe fé judaica; não existe "raça de judeus", mas existe raça de judeus; não existe "herança religiosa e genética", mas existe herança religiosa e genética. Em outras palavras, depende, mas também não depende, é certo, entende?
    Prosseguindo para fazer valer meus dois centavos: segundo consta das "últimas pesquisas sobre o assunto" (arqueológicas, estudos de dna etc.) - e aí vai ter briga - os judeus do tempo do rabino Moshe eram parecidos com o Ronaldinho gaúcho! Ora vejam.
    Para finalizar antes de ficar trabalhando de graça: a mais nobre tradição católica fala que os irmãos judeus devem ser protegidos e deixados em paz para seguirem os seus costumes sociais e religiosos. Ah, mais na inquisição aconteceu isso, aquilo e aquiloutro; e o Papa Pio X isso assim e assado etc. Eu sei, não sou burro nem antissemita, mas a coisa é complexa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim fica difícil.

      Em todo caso, eu gostaria de saber de onde veio a ideia que "a mais nobre tradição católica fala que os irmãos judeus devem ser protegidos e deixados em paz para seguirem os seus costumes sociais e religiosos".

      Excluir
  5. Veio exatamente de lá mesmo, Manovéi. Ha! De onde mais poderia ter vindo?

    ResponderExcluir
  6. Eu respeito a distancia dos judeus. Vejo o judaismo como uma grande famiia e tambem penso como voce, talvez por instinto de sobrevivencia sao distantes. Nao tenho qualquer problema com a distancia, nao os vejo como segregacionista. nao acho errado querer preservar a cultura e a filosofia de vida, nao tenho problemas com este modo de pensar, nao me incomodam, nao planejam ataques terroristas nao querem exterminar ninguem ou nada.
    Ha aqueles que veem na conversao um bom negocio, negocio lucrativo, tanto no judaismo como no catolicismo como filiar-se ao Opus Dei. Gostaria muito de ler "O Velho Testamento".

    ResponderExcluir
  7. Opus Dei, lucrativo? Hmmmm.. Não seria aquele que o buscador da verdade, Dan Brown, descreveu em seus best-sellers? Aquele Opus Dei que mantém escondido o Santo Graal para que os descendentes da primeira amante secreta de Jesus, que aliás era gay, Maria Madalena, que fugiu junto com o Cristo depois da crucificação falsa para a França e que se casou, depois que Jesus morreu de Aids depois de tanto transar com a macacac Chita que havia se separado de Tarzan, que aliás morreu de cirrose de tanto desgosto por perder a macaca, mas que ainda não era conhecida como Santa Maria, que depois de viúva contraiu núpcias com um membro da maçonaria francesa para arquitetar um plano mirabolante de, séculos depois, assaltar o Banco Central americano, onde estariam guardadas as provas definitivas da participação da CIA no atentado de 11 de setembro, guardadas dentro do santo cálice, e que, na realidade, agora se sabe foi uma conspiração de judeus sefaraditas, posta a descoberto no Protocolo dos Sábios de Sião, para dominar o mundo, mas que não passava, se constatou anos depois, de uma invenção da família real russa para desacreditar Karl Marx, que nunca foi racista nem comunista, e que era, além de judeu ortodoxo em segredo, convertido ao Islã, e cujo filho, bastardo com uma africana, com quem ele transou numa noite escura cheia de vodka, se tornaria o Messias que viria com a a aparência de um Aiatolá como uma forma de implantar a Sharia Morena no mundo, mas que na realidade.. bem, essa história continua no próximo livro.

    ResponderExcluir
  8. Nao, nao, nao. Opus Dei, aqui na Europa, falo sobre o que eu sei, no Brasil nao sei. Aqui conheco algumas pessoas que fazem parte do Opus Dei, e realmente se ajudam uns aos outros, nao vou ficar vasculhando a vida privada de ninguem, as pessoas ao meu entorno, se comentam ou outros comentam tudo bem, nao posso tapar os ouvidos. Pelo que sei, o Opus Dei ajuda quem quer ser ajudado e precisa de ajuda,nao falo de esmolas ou dinheiro para comprar pao. É mais sofisticado que isso, sao ajudas empresarias, ajuda para contatos entre empresas, enfim se ajudam, nao vejo nada de absurdo. Nao leio Dan Brown,nao faz parte da categoria de literatura que me atrai. Apenas relatei o que eu sei e nao o que eu suponho poderia ser.

    ResponderExcluir
  9. Ah!!!! Nunca ouvi gritos de dores causados pelo tal "cilicio" tao admirado e contestado na tal obra do Brown. Tao pouco andam atras do Calice Sagrado ou dos descendentes de Cristo. Pessoas normais de bem com a vida, com muitos filhos e financeiramente saudaveis.

    Eu prefiro o Indiana Jones, The Last Crusade é o meu favorito da trilogia, se bem que gosto muito do primeiro filme, ja vi uma dezena de vezes,quando bate a insonia ...

    ResponderExcluir