quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Lula e Dilma: um caso de polícia

Olavo de Carvalho, em um artigo recente diz:

“Há até quem negue que Dilma ou Lula sejam comunistas, mas faz isso porque não sabe exatamente o que é um comunista e, como em geral os liberais, imagina que é questão de ideais e ideologias. Na verdade, um sujeito é comunista não porque creia em tais ou quais coisas, mas porque ocupa um lugar numa organização que age como parte ou herdeira da tradição revolucionária comunista, com toda a pletora de variedades e contradições ideológicas aí contida.”

Logo depois, no mesmo artigo, ele afirma que para um sujeito falar com alguma propriedade sobre o movimento comunista, deve antes ter estudado por um programa de leitura que abrange algumas dezenas de autores* e que “pode ser cumprido em quatro ou cinco anos por um bom estudante”.

Há uma “ligeira” confusão aí, porque presume-se que para um sujeito “ser” comunista, ele tem que saber muito mais do que alguém que se propõe apenas a “falar com alguma propriedade” sobre o comunismo. Como não consta que Lula, que não lê porque dá dor de cabeça, ou Dilma, que não consegue sequer lembrar o que acabou de ler ontem (vide episódio na campanha eleitoral onde ela teve que perguntar a uma assessora qual o livro que acabara de ler no dia anterior), tenham lido ao menos um dos escritores citados por Olavo, fica difícil enquadrá-los como comunistas.

É claro que Olavo exagerou, e muito, nas suas exigências, como é de costume, mas eu concordo que algum estudo seja fundamental para se poder falar sobre alguma ideologia política e, muito mais, para se poder executá-las. E é por isso que discordo veementemente de quaisquer rótulos políticos que se imponham sobre Lula e Dilma: eles simplesmente não são nada exatamente pela total falta de preparo de ambos. Lula, quando muito, é esperto o suficiente para se fazer passar por qualquer coisa para agregar apoios por interesse, já Dilma, nem isso.

Analisar ambos pelos seus conteúdos ideológicos é pura perda de tempo: eles não são um caso de política e sim de um “caso de polícia”.

*(1) Os clássicos do marxismo: Marx, Engels, Lênin, Stálin, Mao Dzedong.
(2)  Os filósofos marxistas mais importantes: Lukács, Korsch, Gramsci, Adorno, Horkheimer, Marcuse, Lefebvre, Althusser.
(3)  Main Currents of Marxism, de Leszek Kolakowski.
(4)  Alguns bons livros de história e sociologia do movimento revolucionário em geral, como Fire in the Minds of Men, de James H. Billington, The Pursuit of the Millenium, de Norman Cohn, The New Science of Politics, de Eric Voegelin.
(5)  Bons livros sobre a história dos regimes comunistas, escritos desde um ponto de vista não-apologético.
(6)  Livros dos críticos mais célebres do marxismo, como Eugen von Böhm-Bawerk, Ludwig von Mises, Raymond Aron, Roger Scruton, Nicolai Berdiaev e tantos outros.
(7) Livros sobre estratégia e tática da tomada do poder pelos comunistas, sobre a atividade subterrânea do movimento comunista no Ocidente e principalmente sobre as "medidas ativas" (desinformação, agentes de influência), como os de Anatolyi Golitsyn, Christopher Andrew, John Earl Haynes, Ladislaw Bittman, Diana West.
(8)  Depoimentos, no maior número possível, de ex-agentes ou militantes comunistas que contam a sua experiência a serviço do movimento ou de governos comunistas, como Arthur Koestler, Ian Valtin, Ion Mihai Pacepa, Whittaker Chambers, David Horowitz.
(9)  Depoimentos de alto valor sobre a condição humana nas sociedades socialistas, como os de Guillermo Cabrera Infante, Vladimir Bukovski, Nadiejda Mandelstam, Alexander Soljenítsin, Richard Wurmbrand.

10 comentários:

  1. No maximo sao comunistas de ocasiao, o ditado diz: a ocasiao faz o ladrao.
    Nao acredito que alguem tao ignorante como o lula da silva ou a dilma tenham lido qualquer obra literaria de peso sobre o assunto. O lula nao é aquele heroi que nasce na miseria e por esforco e altruismo sobe na vida galgando degrais dificieis Ele teve sorte, foi trambiqueiro, entregador, puxa-saco e tantas outras coisas feias que aqueles quer foram bem educados aprenderam que nao devemos agir desta maneira.
    A dilma é simplesmente uma estagiaria, um trem qualquer que encontraram para dignificar o PT, quanto mais burro e tonto mais valor tem para o PT. Os fundadores do PT deveriam sentir vergonha, angariar gente sem etica como o lula e o resto do bando nao foi um ato de gloria.

    ResponderExcluir
  2. Essa é mais ou menos a tese do Neumanne (acho que a grafia é essa) Pinto, com a qual concordo, em parte: Lula da Çiuva é um espertalhão, totalmente amoral, muito inteligente, com um discurso de incrível capacidade de sedução e grande empatia com o povaum e cetores da isquierda imtelequituau festiva dasz têta duguverno - tipo Chauí, Çader etc. - que aprendeu durante seu período de graduação, pós e doutorado noz Cindicato de Çumpaulo a ganhar dinheiro e manter-se no "pudê", fazendo média aqui, ali. O Lula é um primzimdemto que rôba e deixa robá.
    Mas, talvez, é uma boa tese essa do Neumanne. Pode ser que o NOve-dedos seja só isso, um gatuno, e que no fundo de sua alma negra ele seja um grande democrata, empenhado em ajudar uz póbri(sic).
    Mas, ozôtro que taum cu´ele não. Rui, Dirceu, Henoíno, Dilma, Çader etc. etc. Tudinho de carteirinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Razu, essa tchurma pode até ter a convicção do comunismo, mas, pelo padrão intelectual, não passam de borra-botas que, inclusive, contrariam a ideia socialista de isonomia em todos os campos pelo simples fato de arrogarem-se detentores da cocada preta. Engana-se quem acha que eles rezam pela mesma cartilha, porque cada um quer o poder para si. Não é à toa que o PT tem tantas facções dentro do próprio partido. Sem medo de errar, afirmo que Valter Pomar é um dos pouquíssimos petralhas que se pode classificar como comunista convicto. Oresto é aproveitador.

      Excluir
    2. Oresto não é o nome de um aproveitador.. é o resto!

      Excluir
    3. Oresto Mariovaldo da Silva ahahahhahahahahahahhahahah

      Excluir
  3. Essa é mais ou menos a tese do Neumanne (acho que a grafia é essa) Pinto, com a qual concordo, em parte: Lula da Çiuva é um espertalhão, totalmente amoral, muito inteligente, com um discurso de incrível capacidade de sedução e grande empatia com o povaum e cetores da isquierda imtelequituau festiva dasz têta duguverno - tipo Chauí, Çader etc. - que aprendeu durante seu período de graduação, pós e doutorado noz Cindicato de Çumpaulo a ganhar dinheiro e manter-se no "pudê", fazendo média aqui, ali. O Lula é um primzimdemto que rôba e deixa robá.
    Mas, talvez, é uma boa tese essa do Neumanne. Pode ser que o NOve-dedos seja só isso, um gatuno, e que no fundo de sua alma negra ele seja um grande democrata, empenhado em ajudar uz póbri(sic).
    Mas, ozôtro que taum cu´ele não. Rui, Dirceu, Henoíno, Dilma, Çader etc. etc. Tudinho de carteirinha.

    ResponderExcluir
  4. Não há como entender o que é comunismo, ou socialismo, através da literatura marxista. A literatura marxista serve apenas para entender o marxismo, que nada mais é que uma mistificação, uma insanidade. Bakunin foi claro e preciso em sua avaliação, Marx não era socialista, era marxista.
    Lula e Dilma podem ser considerados marxistas, por que acreditam que haja algum sentido no marxismo, mas não por conhecerem o marxismo. Na verdade nenhum marxista, incluindo o próprio Marx, tem alguma compreensão do que é marxismo, os marxistas simplesmente acreditam em algo que não sabem o que é.

    ResponderExcluir
  5. Não há como entender o que é comunismo, ou socialismo, através da literatura marxista. A literatura marxista serve apenas para entender o marxismo, que nada mais é que uma mistificação, uma insanidade. Bakunin foi claro e preciso em sua avaliação, Marx não era socialista, era marxista.
    Lula e Dilma podem ser considerados marxistas, por que acreditam que haja algum sentido no marxismo, mas não por conhecerem o marxismo. Na verdade nenhum marxista, incluindo o próprio Marx, tem alguma compreensão do que é marxismo, os marxistas simplesmente acreditam em algo que não sabem o que é.

    ResponderExcluir
  6. Adoro ver os debates da "House of the Commons", os ingleses tem um humor sofisticado, inteligente e elegante, os debates podem pegar fogo, mas existe sempre um limite e comportam-se como gente civilizada sem gritos e sem quebrar cadeiras, mesmo porque sentam em bancadas e nao daria para arrancar nada ahahahahhahaha. COmentarios hilariantes sao muitos.
    Estavam debatendo sobre a participacao ou nao da Inglaterra em alguma forma do West em intervir na Siria.

    ResponderExcluir
  7. Ontem mesmo o David levou um nao do parlamento ingles. O maior aliado dos USA nao ira meter o nariz na Siria. Da muita pena dos refugiados e todos os outros que sofrem, no entanto as vidas dos soldados dos aliados e da NATO tambem sao valiosas para os seus entes queridos. O Medio Oriente poderia vir a ser ser o tumulo da civilizacao ocidental. Tudo de muito ruim acontece lá, tirando Israel o resto é realmente o resto.
    O governo brasileiro com certeza esta do lado do Assad, sao amigos dos inimigos dos países do West,sao amigos dos parias. Eu nao acredito que as forcas revolucionarias na Siria sao grande coisa, alias penso que sao coisa alguma, como qualquer outra islamica, nao sao melhores que o exercito do Assad. Sao todos produtos do mesmo corao.

    ResponderExcluir