terça-feira, 26 de novembro de 2013

Enquanto o povo emburrece em todos os níveis sociais, a petralhada dá gargalhadas de satisfação

Com a sempre crescente popularização do Facebook, cada vez mais pessoas que eu considerava “normais” - amigos, inclusive, porque eu não livro a cara de ninguém - estão se revelando verdadeiros idiotas irresponsáveis. Em sua maioria é gente que não tinha o hábito nem de ler jornal e que agora passou a achar que entende de política, economia, história contemporânea, sociologia, antropologia e por aí afora, mas que nem sequer se dá ao trabalho de ler o que repassa como verdade. De limitadíssimos telespectadores exclusivos das novelas da Globo, programas do Faustão, Ratinho e Luciana Gimenez, passaram a analistas políticos que se arvoram em afirmar verdades papagueadas, que, não raro viram certezas absolutas, tal é grande o efeito cascata das redes sociais, como tal é grande o número de pessoas inconsequentes.

Hoje eu vi no Face, com esse zoinho que a terra há de comer, a reprodução de mais uma gozação de Joselito Muller - “Exumação do ex-presidente Jango: ossada recebida em Brasília pode não ser a do ex-presidente” -, como se a noticia fosse verdadeira, mesmo com o aviso dele em negrito: “Ok, mais uma vez repito: Não levem a sério o conteúdo acima. Este não é um blog jornalístico”. Não bastasse isso, como se para confirmar a importância, a veracidade e o espanto causado à “facebuquista” pela notícia, ela acrescentou como título “Êta zona!”. Como não poderia deixar de ser, o absurdo já tinha “curtidas” e “compartilhamentos”.

Pombas!, isso é cúmulo! Mas o pior é a parte dos comentários.

A imagem seguinte também foi postada pela mesma pessoa:

E dessa vez eu respondi:
Por que não é a cerveja que causa acidentes e sim a imprudência da combinação álcool-carro. Se for assim, todo automóvel também vai ter que estampar essas fotos no painel.

O que foi seguido por um arigó, que vomitou:
PQ A LEI NÃO É IGUAL PRÁ TODOS. AS CERVEJARIAS DÃO MUITO LUCRO PARA OS GOVERNOS. É SÓ LEMBRAR QUE A ANTARTICA É A PATROCINADORA DO “CAR_BACANAL DE RUA” ..

Aí eu não resisti e, mesmo sem conhecer o arigó, mandei:
Se isso fosse verdade, também não fariam o que fazem com o cigarro, ou você acha que o cigarro dá prejuízo pro governo? Pensar antes de escrever besteira faz parte...

Claro que sei que o que eu fiz é malhar em ferro frio, mas é mais forte que eu.

Infelizmente a burrice, que era epidêmica, virou endêmica, graças às redes sociais, que se mostraram como o veículo mais eficiente para propagá-la e, enquanto o povo emburrece  em todos os níveis sociais, a petralhada dá gargalhadas de satisfação.


P.S.: Fala sério! Essa babaquice aí de cima veio do Face de nome "Não foi acidente", e - pasmem - com apenas quatro dias de postada já tem 9.901 "curtidas" e 25.985 "compartilhamentos", como mostro ao lado:

Tenho ou não razão?

5 comentários:

  1. Antes a burrice era escondida, hoje é divulgada e "curtida."
    Os burros agora sao celebridades. É feio nao ser burro, nao ser burro é nao ser solidario e ademais tem o politicamente correcto que condena e pisa em cima de todos aqueles que sobressaem pela intelectualidade,é politicamente incorrecto pensar, ter bom senso e o pior ainda, ter valores.
    Realmente, a era dos ogres chegou.
    Triste!!!!

    ResponderExcluir
  2. Confesso: outro dia cai no conto da coxinha de galinha proibída pelo senado; tem um atenuante: tem tanta matéria defecada por aquele antro que a gente acaba achando possível.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com seus comentários sobre os experts de Facebook, gente ignorante, que nunca lê nada, e que de repente passou a se achar intelectual de gabarito apenas porque adere a opiniões que lhe parecem "corretas". É como o tronco que acredita que move o rio porque vai com ele... Sobretudo quando o tema é política, a situação é preocupante mesmo.
    Mas nesse assunto específico, acho que foi uma bola fora. É inadmissível que o mesmo governo que proíbe propaganda de cigarros permita propaganda de bebidas alcoólicas, quando ambos são drogas que podem causar dependência — e grave.
    Conheço o pessoal do "Não foi acidente", acompanho sua luta há tempos, em prol de caracterizar como homicídio doloso os casos de motoristas que matam no trânsito e que, comprovadamente, estavam embriagados ao voltante. Essa campanha, embora não seja o foco desse grupo, é perfeitamente sintonizada com o esforço que faz para a diminuição de acidentes no trânsito. Achei forçada a comparação de que os avisos deviam estar nos carros, não nas latas de cerveja. Os casos de acidentes de trânsito com vítimas fatais neste país, causados por pessoas alcoolizadas, justificam, sim, medida com essa carga de dramaticidade. Acho que a essas fotos de carros batidos deveriam ser adicionadas, com autorização das famílias, fotos de pessoas que tiveram suas vidas ceifadas pela irresponsabilidade de motoristas. Que, na totalidade dos casos, não são responsabilizados neste país.

    ResponderExcluir
  4. Bato e rebato isso o tempo todo no Face, tenho amigos que fazem isso. O texto é tão bom que vou postar na integra na minha timeline, pois este povo tbm tem o mal costume de não clicar em links para ler os textos, e concordar ou discordar baseado-se apenas no Titulo ( Manchete)

    ResponderExcluir
  5. Deixaste de comentar uma outra burrice da foto: não cabe ao governo a responsabilidade e sim ao legislativo, O governo só executa leis e se o legislativo não as faz, não há como executar.
    Quanto à relação álcool-direção, seria bom te informares melhor.
    http://www.cisa.org.br/artigo/469/relacao-entre-acidentes-transito-alcool.php

    ResponderExcluir