sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Ipanema e Leblon: vale pagar tão caro para dividir seu espaço com arigós e viados?

Do G1:

A cena foi assustadora. Mães que estavam na praia de Ipanema, em frente ao Hotel Fasano, no início da tarde desta sexta-feira, usaram paus de barracas para tentar defender seus filhos de um arrastão que começou no Arpoador e chegou até o Posto 8. A pouco mais de um mês para o início do verão, arrastões e roubos praticados por gangues, às vezes com até 20 pessoas, estão se tornando frequentes naquela área.

O trecho é de grande concentração de crianças pequenas, já que ali está instalado o IpaBebê, associação de mães e filhos da área, uma espécie de Baixo Bebê ipanemense. Uma das mães que estava na praia na hora do corre-corre contou à coluna Gente Boa como tudo aconteceu.

“Estávamos todos com as crianças na praia e começou aquela onda, onde todos levantam, correm, pegam as crianças e saem desesperados. Levantei peguei o cabo da barraca e mandei os pais fazerem o mesmo, não dava tempo para correr. Passaram por nós quatro meninos, roubando tudo, e eu dei uma barracada. Logo depois passaram quatro guardas municipais”, disse a moça.

Eu pergunto: qual é a vantagem que tem quem mora na Zona Sul, se pagamos o IPTU mais caro da cidade, mas somos obrigados a gastar mais ainda gradeando nossos prédios e equipando-os com câmeras de segurança porque as UPPs só protegem os favelados e esquecem de quem paga caro para morar? De que vale gastar tanto dinheiro se não podemos ter sossego na praia - que é nossa, e dane-se quem disser o contrário - por causa da sujeira e da insegurança causadas por hordas de arigós, entre favelados e além-túneis, que não obedecem a lei, a ordem e não têm a mínima educação?

É até aceitável que tirem nosso dinheiro em benefício dos que realmente não podem pagar, mas, no caso, nós estamos sendo roubados duas vezes: uma pelo governo que não nos dá as mínimas condições de segurança e outra quando somos assaltados.

Do jeito que a coisa está, nem que se tenha um policial para cada arigó a gente vai ter tranquilidade, porque eles simplesmente ignoram a polícia e, na maioria das vezes, afrontam-na.

Dirão os porcos do “politicamente correto”: “Mas quanto preconceito!”

Preconceito é o cacete! Veni et vide; oculis magis quam opinioni credendum (venham e vejam; deve-se confiar mais nos olhos que no que nos dizem). Só vendo é que se pode formar um CONCEITO sobre esse caos e confirmar o que eu digo.

Mas venham mesmo! De preferência em um feriadão como o de hoje, cheio de sol. E depois da praia não esqueçam de dar uma passada pela rua Farme de Amoedo para admirar o espetáculo que fazem as centenas - talvez milhares - de viados enroscando-se ao crepúsculo, no meio da rua, e, não raro, chegando às vias de fato orais e anais, sem que apareça nenhuma “autoridade” para coibi-los, e sem se importar com a gente normal - crianças e idosos até, que moram nas imediações - que passa pelo local.

5 comentários:

  1. Arigós?O que vem a ser isso?

    Que horror.
    Como vai ser na Copa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arigó eu uso como uma derivação por extensão de sentido - do termo paulista, que significa caipira - para designar figuras estranhas, cujos hábitos não são exatamente o que se pode chamar de civilizados.

      Excluir
  2. Quando o povo começar a reagir de todas as formas possíveis, porque tudo na vida tem um ponto de saturação, os governantes apavorados, tomarão medidas enérgicas, mesmo porque o próprio exercito brasileiro também terá seu ponto de saturação, então o brasil tomará seu rumo certo, mesmo a custa de vidas inocentes. O cântaro tantas vezes vai à fonte, que um dia acaba quebrando( sabedoria popular)

    ResponderExcluir
  3. Pois é... solidarizo-me com sua indignação, Ricardo. Mas não é apenas a questão da segurança, sossego, qualidade de vida e bem estar dos que moram nas diversas Zona Sul e outros locais onde se conglomeram . Há muitas outras questões além desta, necessitando serem corrigidas pela via das políticas públicas. Não as políticas paliativas, que mascaram, recrudescem ou empurram o problema para o futuro! Precisamos de solução verdadeira!
    O capitalismo é bom? Sim. sob a ótica de ser o único sistema que produz riquezas e acelera o progresso.
    O capitalismo é ruim? Não. Ruins são seus efeitos, que concentram renda numa ponta e na outra cria (procria continuamente) essa orda de arigós, favelados e além-túneis (utilizando suas palavras).
    Apenas quando o Sistema Educacional público estiver funcionando de forma correta e, aliado a uma distribuição mais equitativa da renda (eu não disse "distribuição igual"), esta orda irá nascer de pais mais esclarecidos, mais honestos, mais críticos e conscientes, terá se iniciado o processo que irá reverter esta situação. Pense nisso e, continue batendo nos que sonham com isso, porém, bata com mais suavidade.

    ResponderExcluir
  4. Como sempre você puxando a brasa para a sua sardinha. O capitalismo não tem efeitos ruins quando é bem executado, digamos. O tal capitalismo que gera efeitos nocivos é justamente o de Estado, este mesmo que o governo petralha adotou, que privilegia a política torta e protecionista em detrimento do valor e do mérito.

    Quanto à Educação, é óbvio que com a que temos, só podemos piorar em todos os sentidos, já que ela é a matriz de tudo, desde a Saúde até a Segurança, mas quanto a isso eu não me iludo mais: jamais vou ver algum resultado positivo, mesmo que uma reforma educacional séria comece hoje.

    ResponderExcluir