quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O que Mantega faz, além de falar besteiras?

Mesmo tendo cursado dois anos de uma faculdade Economia, eu não entendo xongas do busílis. Já falei isso aqui. Só peço não fazerem comparações com Lula, que cursou quatro anos de Primário e saiu sem saber ler ou escrever. Aí é sacanagem!

Apesar disso, não há como deixar de falar em Guido Mantega, que tenho a vaga impressão saber menos ainda sobre o assunto que eu, além de ser uma figura meramente decorativa. É pena, porque ele me parece um sujeito decente, talvez o único desse governo. O cara que já é tão ruim não fazendo nada, ao abrir a boca consegue fazer pior, como anteontem, quando, ao dar uma declaração desastrosa sobre o aumento dos combustíveis fez as ações da Petrobras despencarem 6%. Mantega é um perigo em ambos os casos, mudo ou falante.

Outra coisa: não sei até que ponto ele interfere nesse sobe-e-desce doido dos juros, mas a verdade é que esses tabelamentos são a única coisa que o governo sabe fazer, que se assemelhe vagamente a Economia. Mas, na minha ignorância sobre o assunto, eu pergunto: desde quando isso resolve alguma coisa se, pelo contrário, essa incerteza de não se saber a quantas andarão os juros amanhã só faz espantar os investidores?

Sorte é que o governo e os políticos dormem e, enquanto dormem, o país pode produzir. Eu ouço essa máxima há 50 anos, mas o problema é que agora parece que todos andam padecendo de insônia...

3 comentários:

  1. O Mantega é especialista em duas coisas: falar besteira e fazer besteira. Neste pondo devo reconhecer que o Mantega fala e faz acontecer.

    ResponderExcluir