segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Delírios de um petralha maranhense: Estatuto Penitenciário Nacional

Da Tribuna Na Internet

Parado na Câmara há quatro anos, um projeto de lei de Domingos Dutra (PT-MA) derivado da CPI do Sistema Carcerário cria o EstatutoPenitenciário Nacional (na íntegra no link), com modelos de prisões que, se saírem do papel, vão transformar a realidade das penitenciárias do país.

O estatuto, com 119 artigos, prevê, entre outras medidas, banho com temperatura adequada ao clima; artigos de higiene como creme hidratante, xampu, condicionador, desodorante, absorvente, barbeador e creme dental; salão de beleza para as presas; e equipamentos para atividade física. Diz ainda que, para cada grupo de 400 presos, serão obrigatórios: 5 médicos, sendo 1 psiquiatra e 1 oftalmologista; 6 técnicos de higiene mental e nutricionistas.

A proposta ainda cria tipos de crime para o agente penitenciário que não tratar o preso da maneira prevista no texto. Quem, por exemplo, negar ao preso xampu, creme hidrante e condicionador pode pegar de 3 a 6 anos de reclusão.

O estatuto endurece com o agente que também alojar o preso em local superlotado e com quem mantiver o preso provisoriamente em delegacia de polícia civil, federal ou na superintendência da Polícia Federal após o flagrante. Nesses casos, as penas de prisão também variam de 3 a 6 anos.

O Estatuto Penitenciário exige ainda que a comida tenha valor nutritivo e que seja controlada por uma nutricionista; e que o vestuário do preso seja bem cuidado e contenha: três uniformes, um agasalho ou casaco, seis cuecas para o homem, seis jogos de peças íntimas para as mulheres, três pares de meia, um sapato, um tênis, um par de chinelos ou sandálias.

O texto dá ao preso liberdade de contratar médico de sua confiança pessoal e estabelece que eles fiquem separados de acordo com a categoria a qual pertence. E mais: todos terão direito a dois lençóis, um cobertor e uma toalha de banho; alojamento individual; celas individuais, com iluminação, calefação e ventilação; e indenização por acidente de trabalho e doenças profissionais.

Fala sério! Ou o cara comeu cocô ou está com o rabo preso querendo preparar sua estada no xilindró...

2 comentários:

  1. Por que não foi incluído um serviçal (com curso superior) para arrumar a cama, organizar a correspondência, atender telefone, agendar compromissos e outras coisas essenciais para a vida de um presidiário?

    ResponderExcluir
  2. Se eu fosse agente penitenciário faria tudo ao contrário, para ser preso e gozar essas mordomias.

    ResponderExcluir