quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Eutanásia

Mais de uma década após a legalização da eutanásia no país, o Parlamento da Bélgica decidirá hoje sobre a extensão do direito à morte assistida para menores de idade terminalmente doentes, inclusive crianças. O projeto de lei institui o direito à eutanásia para menores de idade que passam por “sofrimentos físicos insuportáveis”. A decisão vem após longos debates públicos sobre as questões éticas que envolvem o tema.

É claro que a maior oposição ao projeto vem da Igreja Católica, que é seguida por 75% da população do país, mas eu pergunto: tem cabimento uma religião essencialmente dogmática querer interferir nas vidas dos homens? Aonde estão os argumentos para nos convencer que sofrer é melhor que morrer? Ou ainda, se o catolicismo garante uma outra vida espiritual, que será maravilhosa mediante a remissão dos pecados de cada um, aonde fica a lógica em se manter uma vida material de sofrimento?

Por um momento esqueci que cobrar lógica de uma crença é inútil.

Sei que é muito complicado, inclusive para os descrentes como eu, tomar decisões nesse sentido, até porque praticamente todo mundo carrega consigo, por atavismo, muitas noções de certo ou errado determinadas pelas religiões. Mesmo na consciência de um ímpio sempre há lugar para o remorso derivado das crenças, que fica escondido em um lugarzinho qualquer, sempre pronto para dar o bote, mas em nome de uma piedade sincera, que não é a religiosa, copiada, obrigada e errada, temos que ser lógicos o suficiente ao tratar de vidas - nossas e dos outros -, cuidando para que todo o sofrimento físico, que nenhuma religião pode aplacar, seja sempre minimizado ou, de preferência, eliminado, ainda que isso custe uma vida.

14 comentários:

  1. Decidir sobre a vida e a morte não é uma questão difícil por causa da religião, mas pela própria natureza da questão. Os religiosos (líderes) simplesmente se autoproclamaram senhores da vida e da morte, usam a religião para ser contra a eutanásia, mas também usaram para queimar pessoas vivas. Sem falar que a religião (islã) "permite" matar homossexuais, mulheres que mostram a ponta do nariz e aqueles que se convertem em devotos de outra religião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A "natureza da questão" é exatamente o dogma do judaico-cristianismo: "não matarás", sem atenuantes. Muito embora o Pentateuco relate e destaque a vida de vários serial killers, genocidas e simples assassinos que mataram milhares de pessoas, supostamente em nome de deus que, coitado, se existir, não pode nem se defender. Alguém já falou com ele para saber se é verdade que ele foi o mandante desses crimes todos?

      Excluir
    2. O que fazer quando vem O Senhor dos Exércitos e incita seu povo a passar todos os inimigos pelo fio da espada, até seus animais. Não matarás quem?

      Excluir
    3. Não matar era crime antes de Moisés apresentar as tábua de pedra, inclusive ele matou e teve que fugir do Egito.

      Excluir
  2. Este comentário está fora do tema, mas é uma sugestão para uma postagem específica.

    Ricardo, por favor me empreste o bafômetro do TMU, pois acho que o meu não está funcionando. Acho que bebi tanto que nem lembro de ter bebido. Veja o que eu estou enxergando no portal UOL: Blatter comemora vendas e diz que Brasil será grande anfitrião da copa; federação faz plano para substituir Curitiba.


    http://www1.folha.uol.com.br/esporte/folhanacopa/2014/02/1411618-a-copa-ja-e-um-sucesso-e-o-brasil-sera-um-grande-anfitriao-diz-presidente-da-fifa.shtml

    http://www1.folha.uol.com.br/esporte/folhanacopa/2014/02/1411383-fifa-prepara-alternativas-para-exclusao-de-curitiba-da-copa-do-mundo.shtml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não esquenta, Milton. O Código Civil diz: Art. 4o São incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de os exercer:
      (...)
      II - os ébrios habituais (...)

      Excluir
  3. Para muitos pais a lei será um caminho aberto para liberar o sofrimento dos filhos cuja a vida é um mar de dores e a medicina nao pode fazer absolutamente nada por eles a não ser tentar controlar as dores atrozes.
    Ha tambem aqueles que vivem como frutas sobre uma cama respirando através de uma maquina.
    Sou a favor da eutanasia.
    nao será uma "fabrica de morte" , é uma opcao digna.
    Nao será obrigatório usar a eutanasia a torto e a direita, pois para quem nao sabe é um procedimento muito, mas muito trabalhoso, não é somente dizer: quero morrer, hoje estou com vontade de morrer.

    Nada de dizer: quem ama nao mata.
    É justamente ao contrario, na questao eutanasia, desde que nao seja feita a moda do dr Kevarkian.
    Qem ama deixa o egoismo de lado, e mesmo estando em pedaços, aceitamos a nossa propria dor para aliviar e liberar o corpo daquele que amamos. Isso é amor, amor é deixar o egoismo de lado, o medo de sofrer ainda mais com ausência daquele que amamos.

    Recomendo o filme "Mar adentro", segui a triste historia do espanhol que lutou anos perante a justica para morrer e nao lhe deram esse direito.

    A igreja católica nao pode ficar muda, sao contra o aborto, sao contra os anticonceptivos, são a favor da vida e nao da morte.
    A mensagem de Cristo não foi, não é e nunca virá a ser: o sofrimento enaltece a alma ou qualquer coisa parecida.
    Nao creio que ele tenha querido que todos nós sejamos crucificados, pregados em vida em uma cruz.
    Isso acontece com todos aqueles que sofrem dores atrozes e brutais e nao podem partir.

    Sim a eutanasia, e nao somente para os que podem pagar. O George Harrison por exemplo foi para uma clinica na Suica, somente um exemplo,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a Santa Madre joga a recompensa e os rios de mel para os que viveram de acordo com seus preceitos (ou preconceitos), para depois da travessia do Styx, não faz sentido dizer que é a favor da vida.

      Excluir
    2. Sou católica por herança cultural e assim permanecerei. Nao gosto de padres com guitarras e cantando musicas bregas, gosto de uma bela missa em latim e com todas as pompas de antes, gosto mesmo e quando tenho oportunidade vou, principalmente quando a missa é gregoriana, aqui pelo menos 3 vezes ao ano lavo a anima.
      Nada de sentir culpa por tudo, nao tenho esse estigma do catolicismo, tambem não tenho caída para mártir nem quero sofrer para lavar os pecados.
      Sou a favor de uma vida digna, nao "la couve -flor".
      Nao acredito em recompensas, ademais o limbo até foi descativado pelo Bento, poderiam até fechar o paraiso para reparos, prefiro uma nuvenzinha macia e quentinha para deslizar entre as estrelas.

      Excluir
  4. Irao mesmo retirar a Copa de Curitiba? Hum!!!
    Nem vou escrever: Oba,oba!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tribunal de Contas já recomendou o cancelamento do empréstimo com o BNDS, que seria necessário para prosseguir com a obra. Parece que os quatro jogos serão realizados em SP, BH e PA.

      Excluir
    2. Poderao usar a tal baixada para plantar milho e outras coisas.

      Excluir
  5. Bem, há muitos petistas que sao atleticanos a maioria diria eu, portanto tudo dentro do esperado.
    Que vergonha, um estadiozinho de nada pertinho do cemitério num buraco.
    Comecou bem, conheco uns atreticanos fanaticos petistas que certamente dizem que é tudo mentira e intriga da oposição, certamente acham que esta tudo sob controle e que o Atretico é maravilhoso, o estadio fantastico e a Copa divina.

    ResponderExcluir
  6. Euthanasia for minors: Belgium´s dilemma

    http://www.youtube.com/watch?v=92H4zReoFcs

    ResponderExcluir