quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Pesquisa do CNT não fornece relação dos estados e municípios pesquisados, mas mesmo assim foi aprovada pelo TSE

Como em outras eleições mostrei aqui a escancarada tendenciosidade das pesquisas de intenção de voto, principalmente no que diz respeito aos locais escolhidos para as entrevistas, resolvi dar uma olhada no registro noTSE  da pesquisa da MDA encomendada pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes) e divulgada ontem. E eis que me deparo com o seguinte:

“Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme §6º. do art. 1º. da Resolução-TSE nº. 23.400/2013, o pedido de registro será complementado pela entrega destes dados ao Tribunal Eleitoral em um prazo de até 24 horas, contado da divulgação do respectivo resultado): A relação completa dos estados e municípios pesquisados será encaminhada a esse tribunal após a publicação dos resultados.

“Arquivo com detalhamento de bairros/municípios (formato PDF): Não há arquivo para detalhamento de bairros/municípios.

Como se pode notar, a esculhambação impera, justamente no que eu sempre chamei atenção. Como é que pode um dado fundamental para ser analisada a legitimidade e a honestidade de uma pesquisa ser apresentado somente após a publicação dos resultados? Pelo visto a coisa piorou bastante de quatro anos para cá. Em 2010 esses dados, mesmo que sempre tendenciosos e não relevados adequadamente pelo TSE, eram fornecidos antecipadamente. Hoje nem isso. O próprio Tribunal aderiu à ilegalidade.

Cabe aqui esclarecer também que a Confederação Nacional dos Transportes, que encomendou e sempre encomenda esse tipo de pesquisas em épocas eleitorais, tem como presidente, desde 1994, o senador Clésio Andrade (PMDB-MG). O sistema engloba a CNT, o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

Entre as “qualidades” de Clésio, uma é ser aliado do governo do PT. Outras são, por exemplo, ter sido acusado de participar do mensalão mineiro e também acusado pela Controladoria-Geral da União (CGU) de, nos últimos anos, ter entregado mais de R$ 100 milhões a uma empresa e a um instituto que mantêm laços com ele próprio, por isso, a gestão de Clésio à frente do Sest e do Senat em 2011, foi classificada como “irregular” pelo órgão.

Adendo: Ocorrências na Justiça e Tribunais de Contas de Clésio
STF - Ação Penal Nº 606/2011 - Trata-se de um dos processos do Mensalão Mineiro. O parlamentar é réu em ação penal movida pelo Ministério Público Federal por peculato e lavagem de dinheiro.
STF - Inquérito Nº 3131/2011 - É alvo de inquérito que apura crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos ou valores.
STF - Inquérito Nº 3747/2013 - É alvo de inquérito que apura peculato e crimes de contra o sistema financeiro nacional.
STF - Inquérito Nº 3709/2013 - É alvo de inquérito que apura crime contra a administração em geral e crime da lei de licitações.
STF - Inquérito Nº 3702/2013 - É alvo de inquérito que apura peculato e crimes de responsabilidade.
TJ-MG Comarca de Belo Horizonte - Processo Nº 6891930-79.2005.8.13.0024 - É alvo de ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual.
TJ-MG Comarca de Belo Horizonte - Processo Nº 0597630-07.2011.8.13.0024 - É alvo de ação de improbidade administrativa movida pelo MPE.

Resumindo a ópera com uma pergunta: Qual é a chance dessa pesquisa apresentar resultados confiáveis?

Nenhum comentário:

Postar um comentário