quinta-feira, 20 de março de 2014

Lobão - o compositor - ainda tem que se “desdeslumbrar”, mas está em um bom caminho

Sempre fui fã das posturas pessoais do João Luiz Woerdenbag Filho. Mesmo doidaço durante anos a fio, ele sempre transmitiu uma independência de ideias quase impossível de se encontrar em outro artista. Não quero dizer com isso que um artista tenha a obrigação de ter “posições” sobre isso ou aquilo, mas, entre todos que tentaram, Lobão sempre foi um dos mais autênticos e coerentes.

Lobão descobriu - para mim muito de repente - que essa sua independência está ligada intimamente à direita liberal e não à esquerda, que o usou como inocente útil durante um certo tempo. Mas ele ainda está deslumbrado e não digeriu direito essa descoberta, que o proporcionou ter acesso a diálogos íntimos e diretos com gente inteligente - como ele o é. Por essa afobação, Lobão ainda peca pela insegurança que o leva, muitas vezes, a elaborar teorias conspiratórias que, quando eventualmente confirmadas, não passam de simples implicâncias da esquerdopatia vigente.

Não digo que não se deva dar o valor devido a essas implicâncias, que muitas vezes viram verdadeiras barbaridades, mas muito mais importante que reclamar contra ataques pessoais é mostrar solidez de propósitos e denunciar tudo de ruim que esse governo faz há quase 12 anos (ou simplesmente tudo, já que de bom, não há nada).

Independentemente deste senão, sem dúvida, Lobão está nos proporcionando bons momentos com seus papos via... Pombas, esqueci o nome do programa e de como se chamam essas conversas! Fica assim então: Via internet!

2 comentários:

  1. Eu assisti a todos os programas do Lobão, ou melhor, quase todos, o último eu assisti apenas uma parte, estava muito ruim. Não vou entrar nos méritos ou deméritos dos programas, nem do Lobão propriamente dito, mas vou dizer que não considero o Lobão um liberal, embora seja fácil perceber que é isso que ele tenta ser, mas não tem a noção do que é ser liberal e está fortemente influenciado por pessoas que nada possuem de liberal.
    A qualificação mais apropriada para o Lobão é olavista ou olavette. O olavismo se apresenta como conservador, mas apresenta características que o diferenciam muito daquilo que pode ser considerado conservador, eu identifico essa vertente como conservadorista e não como conservadora. Conservadores não tem o objetivo de eliminar a modernidade, muito menos a ciência moderna, enquanto que os conservadoristas tem exatamente esse objetivo, embora não mostrem de forma muito explícita.

    ResponderExcluir
  2. Nunca esqueci nenhum dos jogadores das Copas de 58 e de 62. A imagem do Bellini acompanhou-me durante toda a minha infância e um pouco mais, ele enterrou sua carreira no clube dos petistas o Atlético Paranaense.
    Tinha uma grande amiga e estavamos na mesma classe, ela morava em frente da única boite de Curitiba "A caverna da Bruxa", Curitiba era entao muito provinciana, parecia uma moçoila virgem. De sexta para sábado eu ia dormir na casa da Marilda, ficávamos acordadas quase a noite toda espiando pela janela o que acontecia no exterior da boite e também para ver o Bellini entrar e sair.
    Mais um pedacinho do ontem que desaparece.

    ResponderExcluir