terça-feira, 25 de março de 2014

Maria da Conceição Tavares deveria chorar de vergonha

Maria da Conceição Tavares, aquela economista petralha que chorou de emoção no lançamento do Plano Cruzado, em 1986, hoje, em entrevista publicada no Globo, mostra que continua a mesma. Leiam algumas pérolas extraídas da entrevista:

Só voltamos a crescer com Lula.

Estamos investindo em infraestrutura basicamente.

Ninguém come PIB, come alimentos.

O governo [Dilma] está combatendo a inflação da melhor forma que pode.

Não vejo pressão inflacionária.

Estou moderadamente otimista.

Não leio mais economia para não me aborrecer. É um festival de besteiras.

Concordo apenas com a última linha, principalmente quando é a Maria da Conceição que as diz.

Só para lembrar, o Plano Cruzado foi “tão bom” que esculhambou a balança de pagamentos de tal maneira que acabou com as nossas reservas internacionais, o que levou o nefasto Zé Sarney a decretar a moratória da dívida externa em 1987 por falta de condições para honrar os compromissos externos.

O Plano Cruzado não só fracassou, mas também se tornou inesquecível por causa das ações judiciais até hoje em curso, na qual cidadãos comuns exigem de bancos e governos a reparação das perdas monetárias então sofridas.

Hoje, Maria deveria chorar de vergonha, mas como todo bom petralha, essa palavra não consta do seu vocabulário.

4 comentários:

  1. "cachorro velho não aprende truque novo" - Maria da Conveição Tavares está superada, não evoluiu; assin como esta Ideologia Funesta, a da "Pasteurização do Pensamento" que querem empurrar goela abaixo a muito mais de trinta anos, cujo ápice se dá com a tomada do poder pelo PT, preparada diligentemente (atento, cuidadoso, dedicado, esforçado, incansável, industrioso, laborioso, perseverante, prestimoso, sédulo, solícito, trabalhador, vigilante, zeloso) pelo PSDB

    ResponderExcluir
  2. "cachorro velho não aprende truque novo" - Maria da Conveição Tavares está superada, não evoluiu; assin como esta Ideologia Funesta, a da "Pasteurização do Pensamento" que querem empurrar goela abaixo a muito mais de trinta anos, cujo ápice se dá com a tomada do poder pelo PT, preparada diligentemente (atento, cuidadoso, dedicado, esforçado, incansável, industrioso, laborioso, perseverante, prestimoso, sédulo, solícito, trabalhador, vigilante, zeloso) pelo PSDB

    ResponderExcluir
  3. Tem um vídeo muito bom,sobre a inflação no Brasil nos anos 80. Fiquei extremamente surpreso quando disseram que o Plano Cruzado foi idealizado pelo Pérsio Arida (com o André Lara Resente), que eu considero o principal idealizador do Plano Real. Mas no decorrer do vídeo ficou claro que a proposta inicial era completamente diferente, não previa congelamento, muito pelo contrário, o congelamento era contrário à proposta original. Mas veja o que aconteceu, os idealizadores de plantão transformaram uma proposta que estava sendo estudada há muitos anos, em um passe de mágica sem pé nem cabeça. Mas a Maria da Conceição Tavares não tem apenas o Plano Cruzado para se orgulhar, ela ajudou o Allende na destruição do Chile.

    ResponderExcluir