terça-feira, 18 de março de 2014

OAB, por falta do que fazer, resolve pedir que quadro seja removido

Este quadro, de autor desconhecido, está pendurado no Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo. Uma tal Carmen Dora de Freitas Ferreira, presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil, achou que o quadro reforça “o estereótipo e o preconceito enrustidos em muitas pessoas, que ainda nos dias atuais, têm a ousadia de se referir ao negro ou à negra afirmando ‘vou te colocar no tronco’” e encaminhou um ofício cobrando que a obra seja retirada da galeria.

Tanta coisa para se pensar e fazer e esses psicóticos coçadores de saco vão implicar com uma obra de arte - duvidosa, uma imitação de Debret - “politicamente incorreta” para os padrões de hoje, esquecendo que a cena se passa no século XVIII ou XIX e não é nada mais que uma representação de uma prática comum na época. Aliás, um negro açoitar outro é racismo?

Qualquer dia vão implicar com as imagens de Cristo na cruz. Só que eu não sei quem vão acusar, os romanos ou os próprios judeus...


4 comentários:

  1. Mais uma prova irrefutável de que a Imbecilidade não é privilégio das classes "menos estudadas" e que pode ser "Construída" através da desconstrução do ensino primário, médio e superior.

    ResponderExcluir
  2. O analfabetismo funcional é muito pior que o analfabetismo literal, chega a ser perigoso, pois o analfabeto literal não entende e sabe que não entende, enquanto que o analfabeto funcional acredita que entende algo que ele jamais entendeu.
    Eu não sei qual foi a intenção do autor do quadro, mas é difícil de acreditar que alguém pintou o quadro com a intenção de mostrar um cena "bonita", mesmo para aquela época a cena representa uma situação de terror. Ao contrário do que argumento a tal Carmen, eu considero o quadro uma forma de lembrar o quanto o ser humano pode ser estúpido, se não estou enganado, Guerica, o famoso quadro do Picasso tem exatamente esse objetivo, mas pelo andar da carruagem, não vai demorar para alguém dizer que o quadro A Pomba da Paz é exploração de animais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton, eu acho simplesmente horrendo o painel Guernica do Picasso, horrendo, imagino que objetivo era esse mesmo, mostrar o horror que estava acontecendo através da pintura.

      Excluir
  3. Adorei a charge ahahahahahahhahaha
    Rolando de rir. Bom para desopilar o fígado.

    Quanto a usar uma frase tao idiota como: "vou te mandar para o tronco" só poderia vir de uma cave oral estupidamente corrompida e podre. Uma pessoa educada e saudável poderá mandar alguém as favas ou um pouco mais longe, mas nunca usar uma expressão tao violenta e ofensiva como: te colocar no tronco.
    Seria o mesmo que dizer a um judeu que esperamos que ele acabe os dias em um campo de concentração nazista ou melhor escrevendo neo-nazi.

    ResponderExcluir