sexta-feira, 28 de março de 2014

Pastor Everaldo e o grande engano de Rodrigo Constantino

Cheio de esperanças, Rodrigo Constantino postou: “Pastor Everaldo é uma grata surpresa na corrida presidencial”, seguido de um vídeo onde ele expõe suas ideias a uma entrevistadora de um tal “Mercosul News”, que nem sequer sabe soletrar “privatização”.


Como eu tenho a certeza que quando as palavras “pastor”, “missionário”, “bispo” ou “apóstolo” antecedem um nome, em 99% dos casos o sujeito não vale nada, fui buscar quem é o Pastor Everaldo. E achei. E eu estava certo. Leiam:

Março 27, 2014

Por Douglas Cavalheiro

Após quase 20 anos do vazio de representações políticas de direita, liberais ou conservadores, estamos presenciando uma nova fase dessa crise nesse atual processo eleitoral: o oportunismo. Depois das destacadas indignações populares pela falta de representação legítima da direta, não vão faltar o surgimento de antigos políticos de carreira plenamente esquerdista, que sem fazer nenhum mea culpa pelo caos causado no país, advogaram as bandeiras conservadoras e liberais da maneira mais cínica, como se jamais tivesse feito mal nenhum ao país com seus patrocínios as correntes da esquerda revolucionária. O primeiro caso que pretendemos desmascarar é o atual pré-candidato a presidência do Brasil: O Pastor Everaldo Dias Ferreira, do Partido Social Cristão (PSC).

Profissão: Carreirismo político profissional
Pouco se tem sobre as realizações profissionais do Pastor Everaldo. Apesar de formando em ciências atuarias. Nada existe em seu curriculum vitae sobre as iniciativas no mercado ou no empreendedorismo, bandeiras ideológicas que atualmente se diz defensor. O que se tem uma notícia sobre sua carreira, além de pastor, é a política. Nesse campo se tem uma atuação quase de um profissional revolucionário. Pastor Everaldo começo como cabo eleitoral do socialismo nacionalista de Leonel Brizola do PDT nas eleições para governador do Rio de Janeiro de 1982 do Rio de Janeiro. Como muitos seguidores das correntes pentecostais da década de oitenta, ele aderiu ao socialismo, literalmente, de corpo e alma. Trabalhou para campanha de Lula, organizando o seu último comício no Rio de Janeiro em 1989. Pastor Everaldo esteve próximo da corrente protestante assim como Anthony Garotinho, que foi eleito governador do Rio de Janeiro em 1999 com a coligação do PT, PDT, PCdoB e PSB. Porém, incomodados com a linha do ateísmo materialista de Brizola, a corrente dos protestantes rompe a partir de 2000, indo integrar as demais legendas socialistas que possuíam maior acolhimento aos protestantes, devido a histórica adesão ligação com teologia da libertação os partidos como: o PSB foi destino de Garotinho, e o PT foi destino do Everaldo. Ele passou a integrar o governo do Estado de Benedita da Silva (PT) quando ela foi governadora do Rio de Janeiro, fazendo parte do seu gabinete civil.

Escândalos do Cheque-Cidadão
Em uma entrevista para Band News, em janeiro de 2014, Pastor Everaldo se diz um dos mentores do “bolsa família”. Isso remonta sua época quando ainda trabalhava junto o PT. Distribuindo cheques-cidadãos, ele foi acusado de fazer tráfico de influência com uso do dinheiro público. Essa crítica foi proveniente pelo seu antigo mentor: Brizola.

Lulista? Sim! Dilmista? Talvez...
Outro comentário, na mesma entrevista, Pastor Everaldo foi a nota 9 que ele deu para Lula (talvez lhe faltasse um dedo para dar uma nota maior). Limitando-se apenas a criticar a atual presidente Dilma. Porém qual seria a real causa do seu rompimento com o Partido dos Trabalhadores?

Nas eleições de 1994 e 1998, o PSC lançou candidato próprio sem êxito. Porém, apoiou o PT desde sua eleição em 2002. Contudo, em 2010, ameaçou apoiar Serra, recebeu um valor de 4,7 milhões de reais, dessa forma, o PSC foi literalmente comprado pelo PT, passando a apoiar a Dilma. Todavia, o partido esperava mais com o acordo. Com o crescimento da legenda nas eleições de 2010 o partido desejava compor a base dos ministérios. Porém, o PT sempre teve maior proximidade com os neopentecostais, principalmente com a teologia da prosperidade da Igreja Universal, que é representada pelo PRB. Durante o governo Lula a legenda tinha a vice-presidência com Jose Alencar. Com Dilma, esse espaço foi retomado pelo PMDB, em março de 2011 o PRB foi contemplado com Ministério da Pesca e da Aquicultura com senador Marcelo Crivella. O PRB é um partido minoritário, e de menor força que o PSC. A administração do partido interpretou isso como uma traição, e inicio o desejo de lançar um candidato próprio para as próximas eleições presidenciais, passando a pensar numa estratégia para possivelmente lançar uma candidatura a presidente. Talvez por isso na avaliação do Pastor Everaldo o governo Dilma encontre-se com a nota 4.

PSC abraça o PseudoB
Em 2012 nas eleições municipais o Pastor Everaldo apoiou a candidata do PCdoB Manuela D'Avila em Porto Alegre, em favor de acordo com apoio para campanha de Ratinho Jr (PSC), em Curitiba. Tony Reis, líder LGBT Nacional, apoiou a candidatura do filho do Ratinho. Essa aliança PCdoB, PT e PSC se efetivou em algumas outras cidades. Em fevereiro de 2013, na Bahia, a Tribuna da Bahia noticiou a dificuldade de Jacques Wagner (PT) de obter o apoio dos socialistas cristãos do PSC, porém, louvou o feito conquistado pelo governador da Bahia Mas, tudo parecia mais apaziguado, principalmente com a negociação do PT com o PSC para ocupar a Comissão de Direitos Humanos em 2013, que foi ocupada pelo então desconhecido, pastor Marco Feliciano.

Dormiu Socialista Cristão, acordou Conservador-Liberal Cristão
Com os holofotes virados para Marco Feliciano, em março do mesmo ano, logo após as explosões, o Pastor Everaldo novamente não perdeu a chance de aparecer, tornou-se pré candidato a presidente em maio de 2013. Em novembro do mesmo ano de campanha fora de época,  o pastor aparece na Folha de São Paulo, já como “conservador” e em março de 2014 na Caros Amigos (onde talvez ele ainda tenha alguns amigos), como um reacionário.

Considerações
Por toda sua carreira, o Pastor Everaldo esteve ligado com as esquerdas, PCdoB, PDT, PSB. Todos partidos abortistas, feministas que são favoráveis ao casamento gay, e contra os direitos da propriedade individual. Porém, em apenas 9 meses, ele teve a capacidade majestosa de torna-se um fiel reacionário, defensor da livre iniciativa da família, esquecendo de todo seu passado. Toda essa bandeira foi notíciada, de início, pela mídia progressista, o que levanta mais suspeitas para candidatura do pastor. Everaldo conta com apoio em peso da Assembleia de Deus, e por meio disso, já realiza campanha presidencial fora de época.

Por isso é necessário todos estarmos atentos ao oportunismo, ou até mesmo, estrategia da esquerda de dividir o público da direita, retirando deles o apoio militânte protestante, tão importante para o quase fracasso de Dilma em 2010, e das conturbadas ações sobre a PL-122 e o fator Marco Feliciano. Para o Pastor Everaldo, Feliciano, seu colega de partido, não foi perseguido, ele ameniza com um eufemismo "ele foi mal interpretado". Nem para defender os seus colega de base Everaldo não tem coragem. Quando perguntado se é de direita, conservador, ele titubeia, "não sei... se você classifica o que eu pensa como conservador... tudo bem." A nota alta 9 vai para seu, ainda, grande ídolo, o X-9, Lula.

3 comentários:

  1. Felizmente nem todos os pastores são enganadores, eu particularmente tenho grande admiração pelo Pastor Adélio.
    https://www.youtube.com/watch?v=8ymwUY4UG6M&list=TLjlyHQ16SIrpwpNtgYBwTJyIbqAq7Ngno

    ResponderExcluir
  2. Tô contigo (pastor Adelio) E Não Abro!!!

    ResponderExcluir