quinta-feira, 20 de março de 2014

PT e censura: Xingamentos a Lula e Dilma são censurados em talk show de Danilo Gentili

Por Luciano Henrique no Ceticismo Político:

Segundo o UOL, xingamentos lançados pelo humorista Rey Biannchi à Lula e Dilma foram censurados no programa da última sexta-feira, dia 14 de março:

O SBT cortou uma parte da entrevista do músico e humorista Rey Biannchi no The Noite, talk show de Danilo Gentili, na madrugada da última sexta-feira (14), por excesso de baixaria. No trecho que não foi ao ar, o convidado xingava o ex-presidente Lula e a atual, Dilma Rousseff.

Antes de a entrevista ir ao ar, Biannchi anunciou no Twitter que fez os xingamentos. “Muito obrigado, Danilo Gentili, o primeiro programa onde não lati e que mandei Lula e Dilma tomarem no cu”, escreveu o humorista.

O trecho, porém, não foi ao ar. Curiosamente, o SBT não vetou outros palavrões da entrevista. Em uma música, Biannchi cantou “Pus USB no cu e fiz download de merda”. O trecho foi exibido sem cortes e sem o “pii”.

Após o programa, telespectadores questionaram Rey Biannchi sobre a não-exibição da ofensa à presidente. O humorista, que participou do especial de Natal do Agora É Tarde vetado pela Band, defendeu o corte.

“Mandei a Dilma e o Lula tomarem no cu, mas ainda bem que cortaram, podia prejudicar o Danilo Gentili”, escreveu no Twitter,

Segundo o SBT, a decisão partiu do diretor do programa, Marcelo Zacariotto, porque achou a ofensa “desnecessária” e “fora de contexto”. Ainda de acordo com a emissora, “o objetivo do programa não é falar mal dos outros”.

Que o Brasil vive uma época de censura, quanto a isso não há dúvidas. Somos nós que devemos dia após dia denunciar este tipo de atrocidade.

Não há desculpa que salve o que o SBT fez. Se realmente palavrões fossem vetados no programa, os outros palavrões ocorridos em outras partes do programa deveriam ter sido cortados também. Mas somente os palavrões dirigidos a Lula foram cortados. Ou seja, houve seleção de informações com segundas intenções.

O militante petista poderia até tentar uma objeção: mas como poderia ser censura se não partiu de uma ação estatal? A verdade é que o SBT teme perder dinheiro de publicidade do governo, e, portanto, atua dessa maneira vergonhosa.

Isso se chama “soft censorship”, uma das artes dominadas pelos socialistas. Se a base do socialismo é inchar o estado para obter o poder que este estado provê para os que obtiveram o poder, usar dinheiro estatal para controlar o fluxo de informações é um benefício óbvio do socialismo. Muito melhor do que criar um órgão governamental para dizer o que pode ou não ser publicado.

Não dá mais para negar que Rey Biannchi foi censurado para que os interesses do PT fossem defendidos. O próprio inclusive percebeu isso ao saber que até a divulgação dos palavrões poderia prejudicar Danilo Gentili.

E olhe que eles ainda querem lei de mídia…

Há controvérsias. Eu também teria censurado. Aliás, nem teria colocado no ar. O tal entrevistado é um grosseirão que se acha engraçado por só falar palavrões. E olha que eu não sou nenhum puritano...

Um comentário:

  1. Eu não acho graça em palavrões, são raras as piadas onde um palavrão se encaixa de maneira engraçada. A Dercy palavrão o tempo todo e eu achava um saco. O Costinha conseguia estragar boas piadas com palavrões. Não entendo esse senso de humor, usam palavrões como piada ao invés de colocar palavrões nas piadas. Mas para piorar estão usando palavrões como argumentos ao invés de colocar palavrões nos argumentos. O Brasil está precisando aprender um pouco com George Carlin.

    ResponderExcluir