quarta-feira, 12 de março de 2014

Tudo dominado

Elio Gaspari lembrou bem hoje:

“Ganha uma viagem a Roma, com direito a hotel “padrão Dilma”, quem souber apontar uma só política pública associada ao descontentamento do PMDB com o atual governo, os passados e os futuros. Se o deputado Eduardo Cunha, líder da bancada do partido e porta-voz da insatisfação, estivesse discutindo transportes públicos, muito bem. Difícil que o faça, a menos que pretenda começar pela promiscuidade existente nas relações dos governos do Rio de Janeiro com os concessionários. Ele também poderia estar descontente com a inépcia dos ministérios da Educação, ou da Saúde, mas disso seu PMDB não se queixa. A bandeira mais visível da oposição, ajudada pelos rebeldes, foi a proposta de instalação de uma comissão externa para investigar a Petrobras.”

Pois é. É claro que essa briga de bandidos agrada muito quem é oposição. É claro também que o caso das propinas da Petrobras tem que ser investigado, mas será que alguém acredita que o PMDB fez com que essa CPI das propinas fosse aprovada pelo amor à Pátria de cada um dos deputados que votaram contra o governo? Alguém duvida que o resultado dessa pirraça acabe em pizza quando o PT ceder um pouco (e vai ceder porque é ano de eleição)?

Dói muito chegar à triste conclusão que não vai ser em uma, duas ou dez eleições que vamos ter representantes dignos, mesmo se levando em consideração a remotíssima possibilidade do eleitor votar com consciência. A calhordice já está tão arraigada no meio político que a exceção virou regra geral e quase unânime: se não for canalha, desonesto, escroto, mau-caráter, moleque, ordinário, salafrário e sem-vergonha, não chega ao “pudê”.

E que me desculpem e esperneiem os que não concordarem, mas se essa sujeira toda não foi invenção do PT, ela foi institucionalizada por ele.

4 comentários:

  1. Concordo e esperneio. Concordo com tudo que está escrito e esperneio contra tudo que foi exposto.

    ResponderExcluir
  2. Lembra da minha previsão? Eu disse que o PMDB poderia deixar o Temer agarrado no pincel, mas não precisou nem esperar o começo das eleições. Com o PMDB tem essas coisas, você consegue acertar uma previsão mesmo que pareça absurda. A única certeza sobre o PMDB, é que amanhã ele poderá ser totalmente diferente do que foi ontem.

    ResponderExcluir
  3. "E que me desculpem e esperneiem os que não concordarem, mas se essa sujeira toda não foi invenção do PT, ela foi institucionalizada por ele." Se o PT institucionalizou, se nossas instituições não conseguiram evitar, então vamos dar crédito ao sociólogo português Souza Santos:
    ... é possível reconhecer que “as instituições existentes estão a desempenhar pior o seu papel, sendo-lhes cada vez mais difícil conter a frustração dos cidadãos”. Por isso, “se as instituições existentes não servem, é necessário reformá-las ou criar outras”. Para o sociólogo português, até que se conclua o processo de reforma das instituições e de revisão de suas capacidades, “é legítimo e democrático atuar à margem delas, pacificamente, nas ruas e nas praças”, sinalizando um período “pós-institucional”

    ResponderExcluir