terça-feira, 29 de abril de 2014

Stedile dando palestra sobre “Modelo de Desenvolvimento”? Só mesmo na Fiocruz!

O Modelo de Desenvolvimento e seus Impactos Socioambientais será o título da palestra a ser proferida pelo membro da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, na aula inaugural do mestrado profissional em Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais da Escola Nacional de Saúde Pública. Coordenado pelos pesquisadores Ary Miranda e Marcelo Firpo, o curso tem caráter inovador e faz parte da estratégia de implementação da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta (PNSIPCF). A aula será realizada no dia 5 de maio, às 14h, no salão internacional da ENSP.

O mestrado profissional tem o objetivo de educar e qualificar os trabalhadores graduados que atuam nas diferentes áreas da saúde e afins, educação do campo e nas ciências agrárias, em áreas de reforma agrária e comunidades camponesas. A turma será formada por 28 alunos. “O curso trabalha na produção do conhecimento científico, relacionando os processos de trabalho e os impactos na saúde e no ambiente aos movimentos sociais. Do total de alunos, 24 possuem experiência voltada para o trabalho no campo. Completam a turma quatro profissionais do Sistema Único de Saúde que desenvolvem trabalhos voltados para os objetivos do mestrado”, afirmou Ary Miranda, um dos coordenadores.

Eis que no site da Fiocruz, me deparo com seu “perfil institucional”:

“Promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania. Estes são os conceitos que pautam a atuação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.”

Bingo! Promover desenvolvimento social e ser um agente da cidadania: dois conceitos que, primeiro de tudo, não deveriam constar do perfil de uma instituição que deveria ser exclusivamente dedicada à Ciência, strictu sensu, e, em segundo lugar, nós todos sabemos que essas características foram incorporadas para justificar a Fiocruz ter sido transformada em um feudo marxista, cujos membros adoram pregar sobre cidadania e desenvolvimento, mas ao jeito deles, deturpando, na prática, os reais significados das palavras.

Ainda que mal lhes pergunte, o que é que um tabaréu stalinizado, chefe de quadrilha de usurpadores de terras, tem a dizer a supostos cientistas?

2 comentários:

  1. Aulas de planejamento de invasões cientificamente destinadas a erradicar propriedades produtivas.

    ResponderExcluir
  2. Tive uma ideia genial!!! Movimento dos Aposentados sem Eira Nem Beira (MASENB). o Movimento lutará pelo Justo pagamento de Aposentadorias aos Aposentados. Não é Justo?

    Como principal modus operandi, a invasão e depredação de todas as agências do INSS.

    (inspirado nas táticas do MST)

    ResponderExcluir