terça-feira, 29 de abril de 2014

Vamo que vamo! Pela primeira vez, pesquisa aponta para segundo turno nas eleições


Pela primeira vez, a pesquisa CNT/MDA aponta para a possibilidade de realização de um segundo turno nas eleições de outubro. Em caso de segundo turno, a presidente Dilma venceria tanto Aécio Neves como Eduardo Campos. No caso da disputa com o tucano, Dilma teria em abril 39,2%, contra 46,6% em fevereiro. Aécio Neves sobe de 23,4% para 29,3% em abril, numa segundo turno. Os votos em branco ou nulos subiram de 20,8% para 22,8%.

O percentual daqueles que não souberam ou não responderam oscilou de 9,2% para 8,7% em abril. Na disputa com o candidato do PSB num segundo turno, Dilma teria 41,3% em abril, contra 48,6% em fevereiro. Já Eduardo Campos sobe de 18% em fevereiro para 24% em abril. Os votos em branco ou nulos subiram de 23,9% para 24,4%. Já aqueles que não souberam ou não responderam oscilou de 9,5% para 10,3%.
Os analistas afirmaram que a realização de um segundo turno ainda está indefinida, num cenário com os candidatos Dilma, Aécio e Eduardo Campos. Mas ressaltam que, pela primeira vez, há uma migração de votos da petista para a oposição.

- Houve uma queda geral na avaliação do governo e da presidente Dilma. E, pela primeira vez, houve uma migração de votos de Dilma para oposição. A questão do segundo turno ainda está indefinida, mas a rejeição de Dilma rompeu a barreira dos 40%. Há um mau humor que o governo terá que reverter - disse Bruno Batista, diretor-executivo da CNT.

Para ele, há uma deterioração de todos os índices sociais. - É cedo par falar em comprometimento da reeleição, mas houve migração de votos. É patentes crescimento da oposição - disse Batista. Num cenário eleitoral com os chamados “candidatos nanicos”, Dilma teria num primeiro turno 36,5%, Aécio 21,5%, Eduardo Campos 11,2%, José Maria Eymael (PSC) 0,6%, enquanto os demais somam 0,8%.

Na pesquisa espontânea, onde o entrevistado aponta o candidato de sua preferência, Lula aparece com 6,5% em abril, contra 5,6% em fevereiro. Já Dilma fica com 20,5%, contra 21,3% em fevereiro. O tucano Aécio Neves cresce de 5,6% em fevereiro para 9,3% em abril. A ex-senadora Marina Silva aparece em quarto lugar - atrás de Lula e na frente de Eduardo Campos-, com 4,5% em abril, contra 3,5% em fevereiro. O candidato Eduardo Campos, por sua vez, é apontado por 3,6% em abril, contra 1,6% em fevereiro.

Um dado relevante é a rejeição a candidata Dilma: 43,1% disseram que não votariam nela de jeito nenhum, contra 37,3% em fevereiro. Para o executivo da CNT, o “escândalo de Pasadena atingiu em cheio a presidente Dilma”.

Um comentário:

  1. Assim não pode... assim não dá... minha mirabolante previsão eleitoral diz que Dilma começa o processo eleitoral com 40% e perde no primeiro turno... estão sacaneando minha previsão e dando apenas 36% para a Dilma... assim não pode.... assim não dá....

    ResponderExcluir