quinta-feira, 17 de abril de 2014

Volta, Lula! Vai encarar?

Embora eu não queira vê-lo nem pintado, se por acaso ocorrer de Lula se candidatar e ganhar as eleições, eu vou estar aqui sentado, esperando pelos milagres desse fabuloso estadista, já que ele nasceu com o rabo para a Lua e vai precisar mais do que nunca dessa sorte que sempre o acompanhou, mesmo porque, se depender só da sua competência ele está roubado. E nós idem.

Quando Luivináfio tomou posse no primeiro reinado, em 2003, o País podia não ser uma maravilha, mas, pelo menos, tinha a inflação dominada, um bom equilíbrio das contas, uma situação política estável e o PT ainda tinha a fama - injusta, como depois ficou mais que provado - de ser um bastião da moralidade. Sem falar no excelente desempenho da economia mundial, com a China como protagonista mais importante. O forte estímulo da demanda externa fez a economia responder com mais investimentos e produção, com destaque para o agronegócio e a mineração. Esse impulso se disseminou pela economia, e dentro dela também houve forte expansão do crédito. A arrecadação do governo subiu, também porque, obcecado pela concessão de benesses sociais à plateia, mas sem pensar no futuro, Lula continuou expandindo a carga tributária. Com isso, saiu-se relativamente bem da crise econômica mundial em 2008 e 2009.

O detalhe é que essa gastança desenfreada teve consequências desagradáveis, como a escassez de investimentos públicos do período Lula, que se agravou com Dilma, com o crédito em baixa e a carga tributária em alta, inflação elevada, ampliação do desequilíbrio das contas externas, forte desarranjo das contas, prejudicando a capacidade do governo em investir e a confiança dos agentes econômicos no governo, levando-os a conter seus próprios investimentos. Sem falar na hecatombe do setor elétrico e da Petrobrás.

No âmbito mundial, o crescimento da China murchou e o resto anda a meia-bomba.

Acrescente-se a isso tudo ter que servir de faxineiro do PT, que, de baluarte da probidade, assumiu definitivamente a vocação inata para covil de meliantes.

E aí, Lula, vai encarar?

Sobre um artigo de Roberto Macedo

7 comentários:

  1. Pois é, o Brasil perdeu o tal espaço económico que o lula vivia suspirar pelas entranhas alheias.
    As montanhas de mentiras que foram contadas em versos e prosas estão diluindo, como sempre os números não batem, aprenderam a desenhar certos números e agora necessitam de outros e não sabem como faze-lo. Desagradavel ter que apresentar cifras que não batem com as da OMC.
    Seria mesmo muito ruim para os bons brasileiros a volta do obre ao Planalto, aliás ele nunca saiu apenas deixou a estagiaria incompetente tirando o pó.
    Os dois juntos fazem uma bela dupla caipira só faltando as facadas por ciúmes ou traição.

    ResponderExcluir
  2. Enquanto alguns trouxas estão fazendo o movimento "volta Lula", o Lula está fazendo o movimento "se vira Dilma". Uma candidatura do Lula não resolveria os problemas políticos atuais e traria novos problemas, ele sabe muito bem disso, o risco de perder a eleição e destruir a imagem do presidente "bem sucedido" não faz parte dos interesses do Lula. Tenho a impressão que o Lula vai abandonar a candidatura da Dilma no meio da campanha, na verdade vai apenas fazer de conta que apoiou a Dilma no início, mas vai sair pela tangente o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo. Como bom e sólido canalha que é, sair pela tangente e abandonar o barco com o casco furado e cheio de ratos é a maneira mais elegante que o estulto trafulha poderia usar.

      Excluir
  3. O Brasil tem 40 ministérios, isso me parece igualzinho a fábula do Alibaba e os 40 ladroes.
    Que absurdo que o ministério da pesca seja comandada por um teólogo coordenador de uma facções evangélicas existentes no país, assembleia de deus, creio eu.
    O que sabe um "teólogo evangélico" sobre pesca?
    Beim, Jesus fez um milagre enchendo as redes de peixe, vai ver o tal ministro foi escolhido para produzir o o mesmo milagre de Cristo.
    Nem dá vontade de rir.
    Quarenta mininisterios, isso é uma loucura, quanta gente o PT comprou e agora cria cargos e ministérios , etc,etc.
    Assim caminham as repulbiquetas bananeiras

    ResponderExcluir
  4. Mas este "teólogo" é pascador! . . . de grana!!!

    ResponderExcluir
  5. E agora José? Quero dizer... e agora Ricardo? Minhas previsões mirabolantes sobre o processo eleitoral parecem estar ficando cada vez MENOS mirabolantes.

    http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2014/04/ciclo-petista-perto-do-fim-nem-volta.html

    ResponderExcluir