quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Aécio dançou

Faz tempo, Dilma já andava de braços dados com a campanha para sua reeleição, Serra tratava de atrapalhar Aécio o mais que podia, e este, por sua vez, nada fazia, e muitas vezes até sumia de cena enquanto eu estava aqui a me esgoelar criticando esse bate-boca no PSDB, avisando que já tinha passado da hora de parar com as picuinhas e assumir posições.

Pois é. O resultado da brincadeirinha e da falta de seriedade de Aécio, da vaidade, teimosia e irresponsabilidade de Serra taí, nas fuças dos dândis desse partidinho que até hoje não rasgaram os punhos rendados das suas camisas de seda, achando que a qualquer hora seus diplomas e títulos podem reverter qualquer situação. Parece que não aprenderam, nem depois de três escovadas seguidas nas urnas.

O quadro é irreversível: Aécio, como um ilustre desconhecido da maioria dos brasileiros exatamente por não ter começado a trabalhar sua candidatura quando devia, não vai superar Marina e nem chegar perto de Dilma, nem que baixe o nível a ponto de se sintonizar corretamente com o povo. Não há tempo.

Infelizmente, por paradoxal que pareça, o único político que perdeu com a morte de Campos foi Aécio, um concorrente.

Lembram da “Cigarra e a Formiga”, fábula de Esopo, recontada por La Fontaine? Uma cigarra canta durante o verão, enquanto a formiga trabalha acumulando provisões em seu formigueiro. Ao chegar o inverno, desamparada, a cigarra vai pedir abrigo à formiga, que lhe pergunta o que fizera durante todo o verão?

“Eu cantei”, responde a cigarra.

“Então dance agora!”, rebate a formiga, deixando-a do lado de fora.

E  Aécio dançou mesmo.

2 comentários:

  1. Um evento (fatalidade) que interrompeu a campanha por uma semana, mudou drasticamente o panorama eleitoral, restam um pouco mais de 30 dias para aconteceram algo que mude novamente, pode ser um evento expressivo ou vários com alguma expressão.

    O fenômeno Marina pode ser explicado por alguns SUPOSTOS fatores:
    1) As pesquisas tinham por objetivo aniquilar a campanha do Aécio. O objetivo foi alcançado, mas a consequência trouxe um novo problema, Marina aparece vencendo no segundo turno e a reeleição da Dilma foi pro brejo.
    2) Os evangélicos embarcaram na candidatura da "providência divina". Nesse caso a Marina atingiu o pico de votos (para primeiro turno) mas com estabilidade. Nesse caso o Aécio terá que tirar votos da Dilma para ir para o segundo turno, pois da Marina não conseguira tirar.
    3) A maioria dos eleitores são completamente retardados (eleitoralmente falando), nesse caso até o Eymael pode vencer no primeiro turno, afinal de contas, se elegem Lula, Dilma e talvez Marina, então eleger o Eymael não tem nada de mais.

    ResponderExcluir