sexta-feira, 8 de agosto de 2014

O mistério do IP 200.181.15.10, da Presidência da República, usado para detonar biografias dos “inimigos”

IP 200.181.15.10, da Presidência da República confirmado por mim em http://www.whatmyip.co/
A rede de internet do Palácio do Planalto foi usada para fazer alterações nos perfis dos jornalistas Míriam Leitão, colunista do GLOBO, e Carlos Alberto Sardenberg, da CBN e Rede Globo, na Wikipédia, com o objetivo de criticá-los. O IP 200.181.15.10, da Presidência da República, foi usado na enciclopédia colaborativa virtual para fazer alterações em maio do ano passado. O IP é uma espécie de identidade digital que permite saber de onde partiram as modificações. No entanto, apenas os administradores da rede do Planalto têm como saber exatamente qual equipamento do local foi usado.
Modificações feitas na Wikipedia através do IP da Presidência
As mudanças ocorreram em uma sexta e uma segunda-feira, dias 10 e 13 de maio. A primeira alteração no perfil de Míriam Leitão, feita dia 10, às 16h43m, foi para qualificar análises suas como “desastrosas”. Três dias depois, às 18h32m, a rede da Presidência voltou a ser usada para incluir trechos contra a jornalista, desta vez associando-a ao banqueiro Daniel Dantas: “Míriam Leitão fez a mais corajosa e apaixonada defesa de Daniel Dantas, ex-banqueiro condenado por corrupção entre outros crimes contra o patrimônio público. A forma como Míriam Leitão se envolveu na defesa de Dantas chamou a atenção de Carlos Alberto Sardenberg, seu companheiro na CBN, para quem a jornalista estava diferente naqueles dias. Para Míriam Leitão, apesar do vídeo que flagrava o suborno a um delegado da Polícia Federal, a prisão de Dantas não se justificava, posto que se tratava de coisas do passado”. Confira infográfico com detalhes das mudanças.

Por fim, às 18h50m, o mesmo IP fez uma última alteração no perfil da jornalista:

“Um dos maiores erros de previsão ocorreu durante a Crise Financeira Internacional. Em 29/06/2009, Míriam Leitão escreveu o seguinte sobre a previsão de crescimento do Ministro Guido Mantega de 4,5% do PIB de 2010: ‘Ele fez uma afirmação de que em 2010 o Brasil está preparado para crescer 4,5%. É temerário dizer isso’. Contrariando o pessimismo de Míriam Leitão, o Brasil cresceu 7,5% naquele ano”.

Acontece que, segundo o site http://www.whatmyip.co/, as coordenadas geográficas do IP da Presidência da República indicam sua localização em Gama, cidade-satélite de Brasília.

Outros dois sites indicam que o IP da Presidência da República fica na divisa de nada, com coisa nenhuma, no norte de Mato Grosso.

Vejam a distância:

E agora? alguém explica?

5 comentários:

  1. Até o Google erra a localização do IP. Com frequência, aponta que estou buscando no Google a partir de outro bairro, distante de onde realmente estou. Outros sites também indicam a localização errada do IP, já vivenciei isso várias vezes.

    ResponderExcluir
  2. Se (não tenho certeza) as localizações são baseadas em "cruzamento" de informações de bancos de dados, pode ocorrer "desvios" devido ruas, bairros, regiões e até cidades serem denominados com palavras iguais (homófonas ou homógrafas).
    O único endereço correto que não se repete em lugar nenhum do planeta são as coordenadas geográficas baseadas em paralelos e meridianos, expressas em ângulo, minutos e segundos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu endereço: 19º 54' 09.92" S 44º 01' 04.47"

      Excluir
    2. Exatamente, e na imagem lá em cima, as coordenadas são lat -15.8 e long -48 (ou 15graus 48'S e 48graus 00'O). Em outras o registro é -10 e -55.

      Excluir
  3. (argento) ... onde se vai chegar com a investigação? - no máximo da boa vontade e competência dos investigadores, a um nome ... hehehe, obviamente um laranja qualquer destes que são encontrados, normalmente pobres assistidos por um programa qualquer, do governo ... (argento)

    ResponderExcluir