quinta-feira, 4 de setembro de 2014

A verdade do Brasil atual em três quadrinhos


6 comentários:

  1. Esse é o delírio de todos eleitores do PSDB!!! E é lindo acreditar nisso, só que não!

    ResponderExcluir
  2. EM NOVE CAPÍTULOS:
    1- A verdadeira história começa em 1500. Sigam o raciocínio: no Brasil colônia a distribuição de terras para os "amigos do Rei" significava (segundo a lei de sesmarias) que, para requerer uma porção (bem grande) de terras o candidato precisava dizer que tinha "posses" (poder econômico) para desenvolver produção nestas terras.
    *
    2- Em 1850 foi promulgada a "Lei de terras" garantindo que a posse e propriedade das terras passava a ser pelo processo de compra e venda. A Lei ainda insinuava que as terras deviam custar bem caro de forma a selecionar quem teria acesso a elas. Quando chegou 1888 os escravizados foram colocados "em liberdade" com uma mão na frente e outra atrás e evidentemente não puderam comprar nenhum palmo de terra.
    *
    3- Na sequência o mesmo que aconteceu com os escravizados repetiu-se com os imigrantes (raras são as exceções) e com os trabalhadores. Getúlio Vargas, pós 1930 e depois pós-eleito pelo povo, promulgou a CLT - Consolidação das Leis do Trabalho, onde o indivíduo trabalhador deixou de trabalhar de sol a sol (só 8 horas por dia) e passou a ser indenizado por "tempo de serviço" quando era dispensado após anos produzindo.
    *
    4- Pós período de pequena industrialização (anos JK) Jânio Quadros renunciou após sete meses de governo e seu vice encontrou "resistências" para governar. Deixaram que ele governasse, com a implantação do Parlamentarismo no Brasil. Depois consultaram o povo e o presidencialismo voltou. Jânio iria implantar a Reforma Agrária e distribuir melhor as terras entre os Brasileiros. Isso foi taxado de "Comunismo" pela elite da época (ponto máximo do coronelismo).
    *
    5- Nas vésperas da implantação da Reforma Agrária, os Militares deram o golpe e iniciou-se os 21 anos de ditadura. De 1965 a 1979 os militares abriram o cofre, complementaram com muita dívida externa e com todo este dinheiro todo financiaram as grandes propriedades para aumentar e modernizar a agricultura Brasileira. Foi o "milagre brasileiro" dos anos 70 em que o Brasil estava entre os países que mais cresciam no mundo.
    *
    6- Com a crise dos anos 80 este financiamento (a juros subsidiados) diminuiu, mas outras medidas tentaram manter as safras em crescimento: a- desvalorização da moeda b- incentivo às exportações c- garantia de preço mínimo para a safra d- seguro contra intempéries caso a colheita não acontecesse. Paralelamente a inflação crescia e o sistema financeiro criava várias formas de proteger as grandes fortunas da elite, sendo o "overnigth" a mais famosa delas. O povo se fodia com salários baixos e a corrosão horária da moeda.
    *
    7- Após os militares saírem do poder tivemos: Sarney (da família de coronéis do Maranhão), Collor (da família de coronéis das Alagoas), Itamar Franco (que em pouco tempo fêz muito mas não permaneceu no poder por não ser da família dos coronéis), Fernando Henrique (sociólogo que deve ter enfrentado as mesmas "forças ocultas" que Jânio se referiu, e teve de abrir as pernas e comprar o congresso para obter um segundo mandato).
    *
    8-Pós Fernando Henrique não é necessário relatar nada (são fatos recentes), exceto que a inflação de 6% ao ano que existia no norte maravilha na década de 70 e 80 era constantemente citada pela mídia (e dita civilizada). Hoje, 6% anuais no Brasil é um "Deus nos acuda", conforme diz a rede globinho todos os dias.
    *
    9- Se você pertence à elite, vote na elite! Eu, que sou do povo (e não sou analfabeto) vou votar na continuidade das políticas para o povo (seja qual for o nome que se dê a elas). A ELITE não se conforma de ter perdido o poder nesta terra maravilhosa e rica! Séculos depois do meu enterro a elite ainda estará tentando voltar ao poder! (Ou continuará a "comprar" aqueles que conseguirem o intento).

    ResponderExcluir
  3. (argento) ... poizé, depois da queda do Império - importante para manter o território - não foram tomadas atitudes para fortalecer o Progresso, tudo permaneceu estagnado - permanece assim até os dias de hoje - a única preocupação dos "Coronéis" foi manter a estrutura de Posses e o Poder Político e Econômico ... mas o mundo progrediu ... os "Coronéis de hoje" não perceberam que, também eles, são escravos, reféns da Sua Ganância, presas da Cadeia do Sistema, mantidos enquanto gerarem Lucros aos "Negócios" ... um dia talvez acordem, esperemos que antes da Crise Financeira que, adiada, até quando?, se avizinha cada vez mais forte ...

    https://www.youtube.com/watch?v=R5hdE9YSfEQ

    (argento)

    ResponderExcluir
  4. (argento) ... a verdade do Brasil tem a ver (também haver) com um (o) Sistema de Crenças enraizado desde a mais tenra idade. Tem a ver com o "Way of Life" que derivou no "American Way of Life", que tem a ver com a "Engenharia do Consentimento", com origem histórica na China ... "nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" ou, do Chacrinha, "nada se cria, tudo se copia" ... mas se "Aprimora"... por quê o documntário da BBC sobre o tema, Engenharia do Consentimento", está dificil acessar?

    Lançado o desafio, Froes, Zé Antonio, Milton, Theresa e demais interessados: quem conseguir LINK válido publique. (argento)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... como sugestão:

      http://fabioibrahim.blogspot.com.br/2013/12/o-seculo-do-ego-maquinas-da-felicidade.html

      EGO - Máquinas da Felicidade ... (argento)

      Excluir
    2. (argento) ... embora lon-go-pa-ra-ca-ce-te, vale a pena ser lido;

      http://www.espada.eti.br/marxcultural.asp

      (argento)

      Excluir