terça-feira, 23 de setembro de 2014

Como se não faltasse mais nada, Lewandowski é o nosso Presidente da República. Quiuspariu!

Como miséria pouca é bobagem, Ricardo Lewandowski, assumiu a Presidência da República ontem. Isso porque ele é o único da linha sucessória, prevista na Constituição Federal, que estará no país para cumprir a tarefa. Ontem à noite, Dilma Rousseff embarcou para Nova York onde vai fazer o discurso inaugural na abertura da Assembleia Geral da ONU, na quarta-feira, como é praxe dos Presidentes brasileiros. Na terça-feira, ela deve participar da Cúpula do Clima. O vice, Michel Temer, candidato à reeleição na chapa de Dilma, cumprirá agenda em Montevidéu, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, que é candidato ao governo do Rio Grande do Norte, também não poderá assumir, ou ficará inelegível, e Renan Calheiros, presidente do Senado, também não, pois poderia tornar inelegível seu filho, Renan Calheiros Filho, candidato ao governo de Alagoas.

A última das quatro vezes que isso ocorreu no Brasil foi em 2002, quando Marco Aurélio Mello substituiu Fernando Henrique por uma semana. Portanto, Lewandowski, como presidente do STF, é o último na linha sucessória, fica no comando até quarta-feira. Também, tanto faz. Pior não fica.

4 comentários:

  1. O inesquecível Millor Fernandes escreveu certa vez sobre essa... COISA, que já acontecia no tempo dos militares, era mais ou menos assim:
    o presidente do Brasil ia encontrar o presidente dos EUA, na hora da reunião o presidente dos EUA perguntou para o assessor:
    P.EUA - O presidente do Brasil já está aqui?
    Ass.- Na verdade houve um problema, quem está aqui é o ex-presidente, pois o ex-vice assumiu a presidência.
    P.EUA - Então cancele a reunião e marque nova reunião com o atual presidente para a próxima semana.

    Na semana seguinte, no momento da reunião, o presidente dos EUA perguntou para o assessor:
    P.EUA - O presidente do Brasil já está aqui?
    Ass.- Na verdade houve um problema, quem está aqui é o ex-presidente, pois o antigo presidente assumiu novamente a presidência.
    P.EUA - Então cancele a reunião e marque outra somente depois que os brasileiro souberem quem é o presidente deles.

    ResponderExcluir
  2. O Brasil é um país tão exótico que consegue ter dois presidentes ao mesmo tempo, um na presidência aqui no Brasil e outro discursando na ONU. Mas como absurdos não tem limites neste país, os políticos podem se RECUSAR a assumir a presidência. Então eu pergunto:

    Se o presidente da Câmara tem a FUNÇÃO de assumir a presidência na ausência do titular e do vice, ele não deveria ter seu mandato cassado ao se recusar, ele não estaria renunciando às suas funções?

    ResponderExcluir
  3. Por que não dá um golpe de estado? Seria divertido.

    ResponderExcluir