quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Niemeyer e sua arquitetura engajada

Sempre fico infeliz quando vou a Brasília (estive ontem no STJ) e me deparo com o traço de Oscar Niemeyer. Sua arquitetura é projetada em escala absolutamente monumental e, portanto, guarda em si profundo desprezo pelo homem. Comunista, adorador de Marx, Lênin, Stalin, Fidel e cia., Niemeyer projetava para glorificar o Poder, não para tornar a vida do indivíduo mais leve e agradável (Ele não projetava varandas, odiava as árvores e ignorava o clima tropical. Seus prédios têm grandes áreas de subsolo e falta crônica de janelas, mesmo quando as edificações se localizam em frente ao mar, como é o caso de Recife ou Niterói). A construção de Brasília reflete a visão de um poder ditatorial, onde o Estado é o centro de tudo. Sua arquitetura tem um complexo de vira-lata, vez que o constante uso do concreto armado e sua magnitude colossal tentam transmitir a solidez e a riqueza que não temos. Sua arquitetura, mesmo sem querer, se tornou um monumento à nossa pobreza. Sua obra, em minha opinião, é uma ofensa ao Brasil.
Rodrigo Mezzomo

Confesso que nunca havia pensado nos projetos do Niemeyer sob esse aspecto, sempre mantendo minhas críticas à sua arquitetura inabitável separadas das minha críticas às suas convicções políticas de um verdadeiro pateta que tinha escritório na Avenida Atlântica e três Mercedes Benz na garagem, mas se dizia comunista.

Faz sentido.

2 comentários:

  1. Toda edificação é para servir ao homem, a partir dai fica livre para o arquiteto usar os espaços ,bem como suas fachada e laterais, como arte própria, contudo Niemeyer em nenhuma de suas obras , pensou no ser humano que habitará e/ou usará estes locais,pode se afirmar que são inabitáveis. Agora se olhar do lado de fora, as suas curvas são lindas.
    Esta é uma visão de um engenheiro civil.
    douglass

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em gênero, número e grau, Douglas. Sou arquiteto - aliás, fui - e aprendi, na faculdade e na prática, que o homem é o parâmetro da Arquitetura e só quando todas as suas necessidades de "vida confortável" forem preenchidas, um projeto pode ser objeto de devaneios artísticos.

      Fora isso, é Niemeyer...

      Excluir