segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

O porre do editorialista do New York Times

Tribuna da Internet

Em editorial publicado neste domingo (28), o jornal americano The New York Times exorta a presidente Dilma Rousseff a defender os valores democráticos em Cuba e demonstrar apoio aos dissidentes na ilha.

No artigo intitulado “Mudança de dinâmica para os dissidentes cubanos”, o jornal americano, um dos maiores defensores do restabelecimento das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba, afirma que o movimento de oposição cubana precisa de todo apoio internacional neste momento.

“Será que o movimento de oposição em Cuba será fortalecido com a aproximação do país com os EUA ou vai sofrer mais repressão? Isso depende em grande parte do apoio da comunidade internacional. À medida que Cuba se torna mais acessível para os americanos, o governo em Havana, sentindo-se vulnerável frente ao aumento de investimentos, de viagens e menos restrições sobre o fluxo de informação, pode até intensificar seus esforços para calar os dissidentes.”

Segundo o diário americano, os governos latino-americanos vêm mimando a ditadura castrista há décadas, porque confrontá-la significaria apoiar a política radical de Washington contra a ilha. Agora que o presidente Barack Obama mudou essa política, os países democráticos deveriam apoiar as reivindicações dos ativistas cubanos.

“Apesar de sua tradicional relutância em se envolver nos problemas internos de outros países, o presidente do México, Enrique Peña Nieto, e a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, deveriam defender de forma inequívoca os valores democráticos abraçados pela maior parte dos países das Américas”, diz o NYT.

“A sra. Rousseff teria ainda mais peso ao fazer isso, por ser uma ex-prisioneira política, esquerdista e líder de um dos principais parceiros comerciais de Cuba”.

O jornal defende que os dissidentes sejam autorizados a participar da Cúpula das Américas, que vai se realizar no Panamá, em abril. “Se os dissidentes participarem, a sra. Rousseff pode muito bem estar falando com os futuros líderes de uma Cuba democrática.”

Comentário de Carlos Newton, da Tribuna:

O editorialista do NYT deve ter bebido demais no Natal e ainda está meio fora do prumo. Pedir que Dilma Rousseff apoie os dissidentes cubanos é uma espécie de Piada de Fim de Ano. Dilma jamais os apoiará e vai perder o bonde da História. Quando Cuba enfim se tornar democrática, vai cair no colo dos EUA e virar as costas ao Brasil, que nos últimos anos se transformou no maior aliado do regime dos irmãos Castro, superando até a Venezuela chavista.

Um comentário:

  1. Espero que a Dilma não fique sabendo dessa "ideia", ela é capaz de criar o Ministério do Apoio aos Dissidente Cubanos e nomear a Luciana Genro como ministra.

    ResponderExcluir