quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Veríssimo e seu habitual festival de cretinices

Eu ia comentar o artigo do Verissimo de hoje no Globo, mas como deu preguiça e eu tinha a certeza que Rodrigo Constantino o faria, como de hábito, deixei pra lá.

O falsíssimo Verissimo a cada dia que passa se supera em imbecilidades. Lá vai:

Tempos estranhos, muito estranhos!

Admito que posso ser acusado de masoquismo, mas confesso ao leitor que ainda leio as colunas de Verissimo. É que tenho uma curiosidade mórbida para descobrir até onde pode ir o malabarismo dos socialistas para negar a realidade e preservar sua utopia nefasta, jogando a culpa de todos os males da humanidade nos ombros do capitalismo. E o filho de Érico se supera a cada dia!

Na coluna de hoje, não é que o cronista resolveu responsabilizar o capitalismo e a direita pelos escândalos da Petrobras? Sério! Não duvide de mim, tampouco da cara de pau dessa gente. São capazes de tudo, conseguem inverter absolutamente tudo para condenar o capitalismo. Se até mesmo um ato idiota de uma modelo em busca do corpo perfeito que quase perde a vida é colocado na conta do capitalismo, o que não seria?

Mas voltando ao autor de comédias do cotidiano: Verissimo diz que a natureza do capitalismo é o monopólio , como dizia Marx, e que isso explica a simbiose das empreiteiras com o governo corrupto, que ele chama de esquerda entre muitas aspas (claro, a esquerda, para ele, é pura, então se há corrupção só pode ser de direita). Escreve Verissimo:

Despidas de todas as suas outras óbvias implicações, as revelações sobre a relação das empreiteiras com as estatais e o poder publico são uma aula do capitalismo de compadres em ação. Os escândalos do propinato na Petrobras e da cartelização em São Paulo para assegurar contratos sem obedecer à aborrecida formalidade de licitações provam, como se fosse preciso mais provas, o que está no Marx para principiantes: o caminho natural do capital é para o monopólio. O compadrio das empreiteiras faz pouco da importância da competição no mercado supostamente autorregulavel da pregação liberal. É compreensível que a direita festeje o embaraço da esquerda com as revelações que levaram diretores de empreiteiras à prisão e podem até punir a Dilma pela audácia de ganhar as eleições. Mas o capitalismo brasileiro também está levando suas lambadas neste entrevero.

Notem que o escritor confundiu deliberadamente “capitalismo de compadres” com liberalismo, ignorando que uma coisa é o contrário da outra. Sim, o cartel das empreiteiras é um exemplo de “capitalismo de compadres”, e isso é justamente o que os liberais condenam! Por isso pregam menos poder estatal e mais liberdade e competição.

A importância da competição de mercado “supostamente autorregulavel” é importante para a pregação liberal, e é exatamente o que não temos no Brasil, um país onde o liberalismo passou mais distante do que Plutão da Terra. Aqui há excesso de estado, de intervenção, de controle, de protecionismo, inclusive no setor supracitado. Por que empresas gringas não conseguem competir nas obras públicas? Pois é…

Reparem na ridícula contradição: Verissimo culpa o liberalismo pelo cartel, mas é contra a privatização da Petrobras, defendendo seu monopólio, garantido pelo estado. Entendeu? Verissimo, no mesmo texto, consegue condenar o liberalismo pelo monopólio e depois defender o monopólio estatal que os liberais criticam! Não é um fofo?

Verissimo ainda tenta incluir o caso de São Paulo, colocando-o ao lado da Petrobras, para minimizar o maior escândalo de corrupção da história deste país, bem no governo do PT. Claro, o homem “matou” a Velhinha de Taubaté, personagem crítica de governos, só para poupar o PT “camarada”. Esperar imparcialidade, isenção e honestidade em suas análises é como esperar que Dilma chore pelas vítimas da ditadura… cubana.

Para piorar, Verissimo acha que a direita quer punir Dilma pela “audácia de ganhar as eleições”. Vejam só! Não tem nada a ver com a roubalheira em seu governo, com esse incrível sistema de corrupção montado na máquina estatal; tampouco tem ligação com a mediocridade de sua gestão. O que a direita quer é punir a “presidenta” pela vitória. É mole? Calma. Tem mais:

O Roberto Campos chamava a Petrobras de “Petrossauro” e entregá-la a estrangeiros mais competentes sempre foi um mantra da direita. Os entreguistas não orquestraram o que está acontecendo com a Petrobras agora, mas, se tivessem planejado sua atual transformação, de orgulho nacional em vergonha nacional, não teriam tido tanto sucesso. É, irônica e dolorosamente, sob um governo de esquerda, aspas à vontade, que o orgulho está chegando a um estado terminal. Nem a Margaret Thatcher, que privatizou toda a Inglaterra, tocou no serviço nacional de saúde do país, que atravessou governos conservadores e pseudoprogressistas e permanece até hoje como uma espécie de cidadela socialista, sem aspas, em meio à comercialização de tudo. O Chile de Pinochet seguiu à risca a receita neoliberal da escola de Chicago para a sua economia, mas nem Pinochet acabou com o controle estatal do cobre, que também continua até hoje. Não se esperava que a cidadela Petrobras, que sobreviveu aos ataques da direita durante todos estes anos, fosse ser atacada por dentro. Mesmo que o governo não esteja envolvido diretamente no esquema da corrupção, é responsável pelo desleixo que a propiciou. E pela alegria dos entreguistas.

É um show de horrores! Verissimo admira justamente aquilo que não funciona, que não dá certo. Os liberais de Chicago fizeram com que o Chile fosse o país mais avançado da região, e Verissimo detesta isso, pois idolatra o fracasso. Qual o único elogio que faz ao regime de Pinochet, então? Ter mantido a empresa de cobre estatal. Aquilo que não ajuda em nada sua economia, ao contrário, é o que Verissimo aplaude.

O mesmo para a Inglaterra. Thatcher salvou o país que afundava na crise socialista, conseguiu resgatar não só o orgulho dos britânicos como suas riquezas, e Verissimo odeia isso tudo, pois adora o fracasso. Elogia, então, o sistema de saúde, que está em crise por ser socialista. Nem mesmo um rico país capitalista consegue bancar por muito tempo tal luxo!

Para Verissimo, vivemos em tempos estranhos, pois a esquerda, entre aspas, conseguiu destruir a Petrobras, algo que a direita supostamente sempre desejou. Não. A direita liberal sempre quis evitar isso, pois sabia que uma esquerda como a do PT, sem aspas, faria um estrago enorme se pudesse colocar suas garras sujas nela. Não deu outra.

Para nós, liberais, nenhuma surpresa. Aliás, basta ler meus textos antigos prevendo isso. Não há nada de estranho em tanta incompetência e corrupção num governo de esquerda: é a regra! Basta estudar a história, algo que Verissimo não deve ter feito, pois estava ocupado demais bolando suas histórias engraçadinhas do cotidiano.

Mas são tempos estranhos sim. Não pelos motivos que Verissimo oferece, e sim pelo fato de que alguém como Verissimo, que sempre esteve do lado errado, defendendo coisas absurdas, pregando o abjeto socialismo, tentando monopolizar as virtudes sem argumentos para debater meios, pelo fato, eu dizia, de alguém com esse perfil ainda gozar de alguma estima e de tanto espaço na imprensa. Isso sim, é realmente muito estranho e diz muito sobre nosso Brasil, o eterno país do futuro…

PS: Há um trecho que preferi nem comentar, pois seria preciso muito Engov para tanto. É este aqui: “Mesmo que o governo não esteja envolvido diretamente no esquema da corrupção, é responsável pelo desleixo que a propiciou”. Verissimo simula aqui uma condenação ao governo por “desleixo”, levantando suspeitas sobre seu envolvimento no esquema, sendo que já ficou exposto que o esquema pertencia ao próprio PT e provavelmente financiou inclusive a campanha de Dilma. É ou não é muita cara de pau?

9 comentários:

  1. Eu não costumo ler o Veríssimo, mas costumava ler o Aluizio Amorim, que apesar das olavisses frequentes eu mantinha uma certa consideração. Mas hoje sepultei qualquer intenção de ler o que ele escreve. Li a seguinte postagem:

    http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2014/12/resista-nao-deixe-que-o-transformem-num.html

    Me despedi do blog com o seguinte comentário:

    Parabéns, você conseguiu mostrar a nobreza do seu caráter!!!!

    a) Dizer que o Partido Democrata é comunista faz tanto sentido como dizer a Terra não se move ao redor do Sol. Mas de olavettes pode-se esperar todo e qualquer tipo de merda.

    b) Condenar um relatório que nem mesmo foi lido deve ser sua prática anti- comunista. Para não ser comunista um relatório deve ser feito como o do Onze de Setembro, onde apenas três membros comprometidos com o Governo Bush puderam ter acesso aos documentos e mais de 50 mil documentos permaneceram classificados.

    c) Veja que pérola da honestidade intelectual: “(...) tudo indica que a indigitada comissão deve, obviamente, pender para o lado dos interesses eleitoreiros dos democratas (...)”. Tudo o que? Se tudo indica algo então deve ser fácil citar pelo menos uma coisa indicando, mas você só faz lamentar algo que pode desagradar ao Partido Republicano.
    Afinal de contas o relatório é sobre o Parido Republicano ou sobre a CIA? Seu desespero diante desse relatório indica que, em sua mente perturbada, a CIA é propriedade do Partido Republicano. Caso o senhor não saiba, era justamente o Partido Comunista que tinha a KGB, mas parece que na sua mente comunista é justamente o partido que não é proprietário da CIA.

    d) Outra pérola: “Está claro que o objetivo desse relatório é responsabilizar os republicanos por terem, por meio da CIA, torturado os ‘bondosos’ islâmicos que detonaram as torres gêmeas”. Você nem mesmo quer saber que o que consta no relatório é ou não é verdade, desqualifica o que está relatado com base no “objetivo”, exatamente como o PT faz com o Mensalão e outras falcatruas, não é mesmo?
    Se prenderam algum islâmico por “detonar” as “Torres Gêmeas”, por que não foi levado ao Tribunal? Caso você não saiba, a resposta é essa: não teve nenhum islâmico “detonando” as “Torres Gêmeas”, num tribunal teriam que admitir oficialmente que não teve islâmicos, nem aviões e nem sequestros no Onze de Setembro.

    e) Se a CIA foi investigada, é porque ela não tem os privilégios que a KGB tinha, mas você chama o Partido Democrata de comunista ao mesmo tempo que deseja que a CIA seja a KGB do Partido Republicano. Depois de tanta asneira não será mais possível ler qualquer coisa que você escreve.

    O Veríssimo tenta ligar a corrupção do PT ao capitalismo, o Amorim tenta ligar o Partido Democrata ao Foro de São Paulo. Haja Plasil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou com você até onde diz que “não teve nenhum islâmico detonando as Torres Gêmeas, num tribunal teriam que admitir oficialmente que não teve islâmicos, nem aviões e nem sequestros no Onze de Setembro”. Aí eu sou obrigado a dizer que você está contestando uma teoria conspiratória com outra, mais inverossímil ainda.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Eu sabia que você discordaria dessa parte, mas diante de fatos as opiniões são irrelevantes. Eu realizei uma profunda pesquisa sobre Onze de Setembro, cheguei a escrever um livro, mas não pretendo publicar.

      Tudo o que eu coloquei no livro, mostrando que houve uma farsa, são informações oficiais. Com todo o respeito, você não conhece a versão oficial, conhece apenas a CONCLUSÃO oficial.

      Apenas para mencionar algo sobre minha pesquisa: os supostos aviões não poderiam estar nos locais das explosões no momento em que as mesmas ocorreram.

      O quarto avião caiu a primeira vez ao sudeste do Camp Davi, anunciado pela FAA, depois o local da queda mudou para o noroeste. O terceiro avião estava ao noroeste do Pentágono 20 minutos antes da explosão e ao sudoeste 5 minutos antes da explosão, há 5 quilômetros do Pentágono, para justificar os cinco minutos a mais inventaram uma curva de 330 graus, que simplesmente coloca o avião numa direção que não atinge o Pentágono, para que a curva possa atingir o Pentágono mostram um gráfico com o avião colocado novamente ao noroeste.

      Os dois primeiros aviões teriam que atingir velocidade supersônica para chegarem até as torres no momento das explosões, considerando a distância entre o local onde fizeram a curva e as torres. A gravação do controle aéreo diz que o primeiro avião virou para o sul 10 minutos antes da explosão, o relatório oficial diz que foram 22 minutos, nos dois casos o avião não conseguiria estar na torre no momento da explosão. A trajetória do primeiro avião, mostrada no relatório oficial, é uma coisa tão patética que na simulação por computador foi necessário passar duas vezes pelo Rio Hudson.

      Mas não é necessário fazer uma pesquisa igual a minha, basta pegar alguns dados técnicos sobre as torres:

      a) A estrutura externa era feita com tubulação de aço reforçado, 60 x 30 cm e 6 cm de espessura, distantes um metro uma da outra.

      b) A blindagem de um tanque de guerra tem espessura de 3 cm.

      c) Considerando apenas as laterais externa e interna do tubo, são 12 cm de aço, ou seja, 4 vezes a blindagem de um tanque de guerra. Considerando o espaço de 30 cm entre as laterais externa e interna mais as laterais intermediárias, deve resultar pelo menos em dez vezes a blindagem de um tanque de guerra.

      d) Um projétil de fuzil de chumbo ou de aço, com velocidade de 2.500 Km/h não consegue atravessar a blindagem do tanque de guerra, por isso usam urânio empobrecido.

      e) A fuselagem do avião é alumínio e amassa até mesmo se bater em um pássaro. Se um Boing-767 tivesse atingido uma das torres, os destroços ficariam no lado de fora da torre e a estrutura jamais seria atravessada.

      Para aqueles que desejam argumentar que existem imagens mostrando o avião, eu posso apresentar argumentos técnicos que provam que a imagem mostrada AO VIVO pela ABC e pela BBC é uma fraude grotesca. Se alguma televisão tivesse imagem verdadeira não seria necessário as duas redes recorrerem à mesma fraude. Mas também sugiro que assistam ao vídeo que mostra o primeiro avião, parem o vídeo um pouco antes da explosão e tentem encontrar algum avião naquela imagem.

      Excluir
    4. O relatório de 6 mil páginas foi resumido em 480. Parece que o Aluzio Amorim não leu nem as notícias.

      http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/12/141209_cia_relatorio_pontos_cc

      Excluir
    5. Eu não vou entrar em dados técnicos, muito embora tenha quase certeza que um 767 a 400 km/h, que sejam, pode arrebentar muitas das 70 colunas de aço que estruturam cada uma das quatro fachadas do prédio devido à sua inércia.

      Eu queria só perguntar - se realmente não tiver sido um atentado de algum grupo islâmico - quem terá cometido essas barbaridades? A quem mais interessariam essas catástrofes além dos árabes dementes que matam por prazer?

      Excluir
    6. Essa é a questão mais preocupante, seja quem for que realizou os atentados é organizado e poderoso o suficiente para atacar a maior potência bélica do mundo e permanecer no anonimato. Não pense que estou falando daquela bobagem de Iluminati, estou falando de uma organização tão secreta que nem o nome é conhecido, uma vez que imagino que tenham uma denominação.

      Descarto plenamente a hipótese de ter sido o governo quem realizou o ataque. Na verdade eu considero que o governo agiu corretamente encobrindo o que realmente estava acontecendo, pois causaria pânico mundial. Imagine o que aconteceria se noticiassem que um míssil atingiu uma torre e logo em seguida as televisões mostrassem outro míssil atingindo a outra torre.

      É difícil de acreditar que possa existir uma organização capaz de atacar os EUA e permanecer no anonimato, mas existe um precedente, essa mesma organização roubou um submarino da URSS. O submarino foi recuperado, mas jamais descobriram quem roubou, 22 mísseis desapareceram do submarino e tudo indica que 3 deles foram usados no Onze de Setembro.

      Talvez você não lembre, mas quando começaram os questionamentos sobre por que os aviões sequestrados não foram interceptados (no dia seguinte), saiu uma notícia dizendo que uma falha de comunicação enviou caças em direção ao oceano em vez de enviá-los para Nova Iorque. Os mísseis foram disparados do oceano, por isso os caças foram naquela direção.

      Os EUA jamais arriscariam roubar um submarino da URSS e vice-versa, a espionagem era muito intensa e eficiente, desencadearia uma guerra mundial. Apenas uma organização secreta o suficiente para não ser alvo de qualquer tipo de espionagem conseguiria roubar o submarino da URSS e/ou realizar os ataque de Onze de Setembro. Infelizmente não há como negar que tal organização existe.

      Não há como saber quais são as atividades dessa organização, muito menos quais são as intenções, mas nos dois episódios foram criadas circunstâncias capazes de iniciar uma guerra mundial. Seja qual for a intenção dessa organização, ela representa uma ameaça à humanidade.

      Excluir
  2. Bom, Milton, então você não descarta os islâmicos, mesmo que eles tenham agido de outra maneira que não a "oficialmente" mostrada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descarto os islâmicos tanto quando descarto os NÃO islâmicos, pois isso é uma falsa dicotomia. Vou fazer uma pergunta retórica: se fosse comprovado que os autores dos atentados são cristãos, qual tratamento deverá ser dado aos cristãos, o mesmo que está sendo dado aos islâmicos? A questão consiste em punir os autores dos atentados e não a crença, ou a nacionalidade.

      Vou lhe passar o link de dois vídeo, com legenda em espanhol (as legendas devem ser ativadas). São 4 horas de vídeo, mas esclarece não apenas o que aconteceu, mas também porque foi necessário encobrir o que estava acontecendo.

      https://www.youtube.com/watch?v=bN-Uy4WMN-A
      https://www.youtube.com/watch?v=3gFAE8og-yA

      Excluir