quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A Terra vive!

Milton, você disse que:

“O fator principal no aquecimento ou resfriamento [da Terra] é a atividade do Sol.”

“Esse negócio de que a Terra é viva é fantasia.”

Então vamos por partes:

O sol tem, obviamente, uma influência forte no clima, pois é a fonte de quase toda a energia do clima da Terra. Uma comparação entre sol e clima nos últimos mil anos mostrou que as temperaturas estão estreitamente relacionadas com a atividade solar. Mas, após 1975, as temperaturas aumentaram enquanto a atividade solar mostrou pouca ou nenhuma tendência de longo prazo. Isso levou o estudo a concluir que “durante estes últimos 30 anos a irradiância solar total, irradiância solar de ultravioleta e o fluxo de raios cósmicos não mostraram nenhuma tendência significativa de longo prazo, de forma que pelo menos este episódio recente de aquecimento deve ter outra causa.”

Durante os últimos 35 anos de aquecimento global, sol e clima têm se movido em direções opostas. Uma análise das tendências solares concluiu que o sol contribuiu para uma ligeira tendência de resfriamento nas décadas recentes.

A única maneira de culpar o sol para o atual aumento das temperaturas é mostrando períodos passados, quando o sol e clima moviam-se juntos, e ignorando as últimas décadas, quando os dois estão se movendo em direções opostas.

Veja o gráfico:
Prosseguindo, se a Terra tem “atividade geológica”, ela é viva. Eu, pelo menos, não conheço nada morto que tenha “atividade”. Se fosse morta como você diz, Milton, a Terra continuaria tão inabitável quanto era no período Hadeano (Hades=Inferno). E é graças a essa vida que são sentidas as mais bruscas variações de temperatura, como você pode verificar no gráfico abaixo, que demonstra a relação entre as atividades vulcânicas e o clima nos últimos 120 anos.
Tem mais um gráfico, histórico e mais abrangente, que mostra bem a influência dos vulcões no clima nos últimos 4.500 anos.
Quanto à Groenlândia, oficialmente "fundada" em 984 DC, veja só o gráfico seguinte da variação de temperatura no Hemisfério Norte e os picos de aquecimento em 1.100 e de glaciação em 1.550.
Portanto, nem o Sol é fator principal sobre a temperatura da Terra - é sim, um deles, chamados de climate forcings (ou, macarronicamente, forçadores do clima) - e nem a Terra é morta.

3 comentários:

  1. (argento) ... prevejo longa discussão - quando a Deusa Mãe Terra está com TPM, o Deus Pai, sabiamente, retira-se para uma cervejota com os outros Deuses ... , já dizia Galileu na Galileia - Eppur si muove ...

    ResponderExcluir
  2. Então vejamos, seu argumento é que a Terra está viva por que tem atividade. Mas tudo o que é formado por átomos possui atividade, correto? Então a Lua também está viva, assim como a cadeira ou poltrona onde você está sentado.

    A atividade vulcânica muito grande bloqueia a radiação solar e resfria a temperatura global, então não é o vulcão que está esfriando a Terra, mas sim o bloqueio da radiação solar.

    Uma breve explicação apresentada por um perito:
    https://www.youtube.com/watch?v=cL1cUMAZGDo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora, Milton, se a atividade vulcânica além de bloquear a luz solar também expele gases - como todo ser vivo -, e a toda hora, que vão se misturar à atmosfera e também atuar como modificadores do clima, não é a atividade da Terra que está atuando? E se é ativa, não é viva?

      Quanto a apelar para átomos para constatar a vida ou a morte de qualquer coisa, eu acho que nem preciso responder. Se você pensar direitinho vai chegar lá.

      Excluir