terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Lagoa Rodrigo de Freitas vira sertão

Nos meus 62 anos de Ipanema eu nunca vi coisa parecida.

Globo

A Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos mais belos cartões-postais da cidade, é mais uma vítima da seca que atinge o estado. Segundo a Secretaria municipal de Meio Ambiente, por causa da ausência de chuvas e das altas temperaturas, o nível da água da Lagoa está abaixo da média. A seca fez surgir um banco de areia na altura do Clube Piraquê, e a terra está com rachaduras. Além disso, o canal que passa pelo clube - um prolongamento do existente na Rua General Garzon - está seco. O canal recebe água do Rio dos Macacos, que também está com o volume reduzido.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a Lagoa tem, em média, 3,20 metros de profundidade. Normalmente, o espelho d’água está, em média, 40 centímetros acima do nível do mar. Agora, caiu para 17 centímetros. No entanto, a concentração de oxigênio dissolvido, que garante a qualidade da vida aquática, está boa, e a bandeira verde foi hasteada na manhã desta segunda-feira.

O segurança Carlos Henrique Oliveira Pessoa, que trabalha há 20 anos no Clube Piraquê, disse que nunca viu uma situação como a dos últimos dias:

- Já vi o volume de água da Lagoa baixar várias vezes durante períodos de seca, mas nunca presenciei uma situação como esta. Este canal nunca secou.

2 comentários:

  1. David Adjaye é realmente um grande arquitecto não resta a menor duvida, ganhou a corrida e a honra de ser o responsavel e criador da obra, o Smithsonian National Museum of African American History and Culture.
    Não poderiam escolher um irlandês para tal tarefa, não colocando em duvida a competência do oarquitecto de origem africana, pois suas obras são belíssimas. O Museu ficará simplesmente belo,

    http://www.archdaily.com/220462/update-smithsonian-national-museum-of-african-american-history-and-culture/

    ResponderExcluir