segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Nascido há dez mil anos

Eu nunca tive sorte na vida...
Nasci branco, o que faz de mim um racista.
Eu não voto na esquerda, o que me faz um fascista.
Sou heterossexual, o que me faz um homofóbico.
Eu não estou sindicalizado, o que me torna um traidor da classe operária e um aliado do grande capital.
Eu sou ateu [cristão, no original], que me faz um cão infiel.
Cheguei à idade de me aposentar, o que me torna um velhote.
Eu não engulo tudo o que a imprensa diz, o que me fez um reacionário.
Eu quero a minha identidade e minha cultura, o que me fez um xenófobo.
Gostaria de viver em segurança e ver os criminosos na prisão, o que me faz um nazista.
Acho que todos deveriam ser recompensados de acordo com o seu mérito, o que me faz anti-social.
Fui educado com severidade e eu sou grato aos meus pais, o que me faz um carrasco de crianças, em oposição ao seu desenvolvimento.
Acredito que a defesa de um país é responsabilidade de todos os cidadãos, o que me faz um militarista.
Eu tenho gosto pelo esforço e pela auto-superação, o que me faz um retardado social.
Em suma, eu nasci tarde demais, o que não diminui o respeito devido aos meus pais, mas me torna um Neanderthal.

Traduzido do site “Les moutons enragés” (As ovelhas furiosas), um pouco diferente da tradução do Maubert, no Blog do Giulio Sanmartini, que me inspirou a procurar um original em francês.

15 comentários:

  1. Muito bom, muito.
    Gostei.
    Também sou Neanderthal, sem qualquer duvida.

    ResponderExcluir
  2. Prefiro Cro- Magnon. Traduzi de om post de uma sobrinha que mora na Suiça, um pouco diferente do original; mas o espírito da coisa é o mesmo.
    Marc

    ResponderExcluir
  3. (argento) .... a religião "fundada por Constantino" tem 2 000 anos, seu "filhote", menos tempo ...

    https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=TL4rASyBuco

    ResponderExcluir
  4. (argento) ... he he he, nascidos há 10 000 anos não deven conhecer os progressos do mundo ...

    https://www.youtube.com/watch?v=JRjrCjSNrAg&feature=em-hot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei, mas essa histeria de estar sempre grudado no Smarthphone é talvez algo típico de alguns povos sulamericanos, aqui é usado, mas de um modo totalmente diferente, não vemos ninguém nos restaurantes usando isso, usamos quando é necessario.
      Se telefono para a minha amiga e ele não esta em casa esta fazendo compras ou qualquer outra coisa, desligamos imediatamente e ela me liga quando chega em casa, também não ligamos quando as pessoas estão no trabalho, isso é um código moral,s e for urgente mandamos SMS.
      Aliás, é considerado uma tremenda falta de educação usar o Iphone em restaurantes, se for absolutamente necessário é como fumar, ir para fora e não incomodar as outras pessoas que não tem nada a ver.
      Tive visitas de amigos brasileiros em setembro e fiquei pasmada, a minha amiga ficava horas no WhatsApp, aqui quem usa isso são as crianças de 10 anos.
      Fiquei alucinada, é maravilhoso que possamos acompanhar o desenvolvimento, mas ficar grudada escrevendo abobrinhas, isso não.
      Talvez depende da intelectualidade da pessoa e do interesse no mundo ao redor e o que nele acontece.

      Excluir
    2. (argento) ... he he he, Theresa, acho que o BraZiu ainda nem chegou na adolescência ...

      Excluir
    3. Esse negócio de celular é uma praga! Meus filhos vivem grudados nesse troço e ainda domingo eu dei uma bronca na Mariana que estava aqui em casa e não largava do Iphone

      Excluir
    4. Essa tecnologia do Iphone ou seja do celular irá mudar e muito rapidamente como todo o resto, eu nem chego aprender como lidar com isso e já tem 300 outras novidades.
      Talvez não futuro os bebes quando nascem já implantam uma espécie de comunicador os pais deverão escolher a marca ahahahahah,.
      Depois tudo será feito através de ondas cerebrais ou algo parecido, poderemos entrar nos certeiros alheios desde que tenhamos a senha.

      Credo!!!!

      Excluir
    5. (argento) ... num futuro, não muito longinquo, seremos todos chipados; no começo haverá Consentimento; depois serão implantados ao nascer ...

      Excluir
  5. Os chips ja são coisa outra, eu não me importo ser "chapada" desde que a sociedade em que vivo seja desenvolvida, correcta e de-me conforto.
    Ouvi e li tantas criticas ao sistema de identidade usada na Suécia, nunca entendi o porque, lá usam a data de nascimento e depois seguem números, o meu é "2040" o dois significa que não nasci na Suécia, mas tenho a cidadania sueca.
    É totalmente maravilhoso, pois com o seu numero de indentifacao fazemos tudo, não precisamos estar correndo de instituição em instituição.
    O nosso nome não é importante, o importante é o nosso "personnummer" numero pessoal. Maravilhoso, só tive compensações em ser numerada, nunca enfrentei problema algum. Não sei se chegarei a era dos chips, nos USA já estão sendo implementados, aqui não sei quando isso irá acontecer, se ainda estiver por aqui não terei problema algum em ser chipada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Argento
      O meus gatos tem chips.

      Excluir
    2. (argento) ... nada contra "chipar" animais de estimação - eu odiaria ser "monitorado" 24 horas por dia ... (1984)

      Excluir
  6. Não sei, penso que não iremos notar nada, eu não creio que alguém como eu seria monitorizada com muita atenção, pelo andar da carruagem acho que iremos mesmo precisar de monopolizar muita gente neste mundo.

    ResponderExcluir
  7. (argento) ... esse é o problema: em troca das "facilidades", perderemos a capacidade de Perceber as Implicações do Controle ... "

    ResponderExcluir