quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Acreditem: Petrobras (ou o que sobrou dela) ganha o prêmio Offshore Technology Conference 2015

Perguntar não ofende: quanto custou?

Do site da Petrobras

Em maio de 2015, em Houston (EUA), a Petrobras receberá pela terceira vez o prêmio OTC Distinguished AchievementAward for Companies, Organizations, and Institutions em reconhecimento ao conjunto de tecnologias desenvolvidas para a produção da camada Pré-Sal. Esse prêmio é o maior reconhecimento que uma empresa de petróleo pode receber na qualidade de operadora offshore.

Em carta comunicando a premiação à Petrobras, o Presidente da Offshore Technology Conference (OTC), Edward G. Stokes, destacou: “Este prêmio é um reconhecimento das conquistas notáveis, significativas e únicas alcançadas pela Petrobras, e das grandes contribuições para a nossa indústria (óleo e gás offshore). O comitê de seleção (da OTC) ficou extremamente impressionado com esta nomeação. As conquistas que a Petrobras fez na perfuração e produção desses reservatórios desafiadores são de classe mundial. A indústria aprendeu muito a partir das informações compartilhadas pela Petrobras sobre o Pré-Sal nos artigos e sessões apresentados na OTC. Nós todos nos beneficiamos do seu sucesso.”

5 comentários:

  1. (argento) ... e na Halliburton não vai nada?

    ResponderExcluir
  2. Não me surpreende, muito pelo contrário, a Petrobras tem longa tradição em desenvolvimento de tecnologia. Em verdade esse prêmio mostra que a Petrobras se transformou numa aberração contábil por questões totalmente alheias ao seu corpo técnico.

    No caso do pré-sal é necessário lembrar que o processo começou no governo FHC com parceria de empresas internacionais que só puderam participar devido a abertura do capital da empresa.

    Agora tentem imaginar o que teria acontecido se FHC não tivesse promovido a abertura do capital e não tivesse contratado a parceria de empresas internacionais. Também é interessante lembrar que a Shel explora o pré-sal há décadas, as mesmas empresas que participaram da descoberta do pré-sal no Brasil, participaram de outras descobertas em pré-sal, incluindo a maior reserva na costa da África.

    Outro "detalhe" interessante é que em nenhum outro lugar as descobertas no pré-sal foram usadas politicamente e a exploração é tratada com cautela devido aos altos custos. Apenas o Lula jogou a Petrobras de cabeça na exploração e destinou os lucros antes mesmo da primeira gota. Pelo preço atual do petróleo, é melhor importar do que explorar o pré-sal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, se não forem levados em conta os inúmeros acidentes em plataformas e a roubalheira da gestão, eu posso até concordar.

      Excluir
    2. (argento) ... "Não me surpreende, muito pelo contrário, a Petrobras tem longa tradição em desenvolvimento de tecnologia." - na verdade, não desenvolve, acrescenta ao Seu "portfólio" (absorve)

      Excluir
    3. (argento) ... bom lembrar que o "mapa do présal" já estava feito, assim como a Petrobras surgiu pela necessidade de "preservar-reservar-nacionalizar" o petróleo em "terra brasilis", "descoberto-mapeado" pelas petroleiras então existentes ...

      Excluir