sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Brasil do PT rasga dinheiro e torra café


3 comentários:

  1. Isso é um vídeo de mentalidade petista tentando fazer oposição ao PT, ou seja, um vídeo tentando mostrar que a Alemanha engana o Brasil e seria melhor o exportar diretamente (como o PT tenta fazer na África).

    Falta de conhecimento, ingenuidade ou burrice. Apenas como curiosidade (que eu confesso necessitar de confirmação) Luxemburgo, que fica na Europa, exporta tudo o que produz para a Alemanha. O famoso Cromo Alemão nunca foi feito na Alemanha, é feito apenas em Luxemburgo. A Alemanha se encarrega do restante.

    É muito bonitinho o discurso de exportar diretamente para os outros países, mas isso não aumentaria o valor de mercado do café, que é regulado pela Bolsa de Chicago. Será que os países que compram café da Alemanha são tão idiotas que preferem pagar o dobro para a Alemanha em vez de comprar diretamente do Brasil? Será que a Alemanha não importa produtos reexportados por outros países, pagando mais caro do que importando diretamente do produtor?

    A maioria dos brasileiros acreditam que entendem de economia (e de futebol), mas não fazem a menor ideia do que seja mercado ou mesmo o que seja dinheiro, imaginam que economia é pagar mais barato ou vender com mais lucro e ponto final.

    As relações comerciais de um país são muito mais complexas que o cotidiano de indivíduo, em certas situações é mais barato pagar mais caro. Mesmo em algumas empresas acontecem situações onde é mais lucrativo vender com prejuízo. Ex: alguns produtos são vendidos com prejuízo para atrair clientes que compram outros produtos, deixar de vender esses produtos significaria fazer os clientes irem ao outro mercado para encontrá-los, onde comprariam também os demais produtos.

    Sobre o tal energético é importante lembrar o seguinte: a Coca-Cola era feita com cocaína, que foi substituída por cafeína, mas nenhuma empresa conseguiu igualar a qualidade da Coca-Cola nem a Coca conseguiu igualar a qualidade do Guaraná Antartica. Alguém no Brasil conseguiria igualar a qualidade do estimulante produzido na Alemanha?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpem, mas existe uma coisa chamada credibilidade (que o Brasil não tem) e outra chamada intermediário (que é a Alemanha, que tem credibilidade de sobra).

      Entre pagar mais caro e receber no dia seguinte, e pagar barato e ficar na dependência de chuvas e trovoadas, se há quem pague pelo produto final - o café na xícara - não vejo nenhum absurdo.

      Excluir
  2. Magu disse:

    Milton fez a pergunta de 1 milhão de dólares: Será que os países que compram café da Alemanha são tão idiotas que preferem pagar o dobro para a Alemanha em vez de comprar diretamente do Brasil?

    ResponderExcluir