sábado, 16 de maio de 2015

E Napoleão mudou a mão das ruas...

Deonisio da Silva

Na mão francesa, os automóveis circulam pela direita e têm o volante e os pedais do freio e da embreagem no lado esquerdo, e a alavanca de troca de marchas à direita. Na mão inglesa, dá-se o contrário: dirige-se pela esquerda, os comandos estão no lado direito, e a alavanca fica à esquerda.

Quem fez os primeiros caminhos foram os bichos. Muitas estradas foram construídas sobre seus rastros na costa de mares, lagos, lagoas e rios, nossos primeiros e naturais caminhos. Quando o homem domesticou os primeiros bichos – isto é, trouxe-os para conviver com ele, dentro ou perto da domus, casa – uma das preocupações foram os caminhos.

Engenheiro que se tornou jornalista e escritor, Euclides da Cunha escreveu em “Os Sertões” um dos mais belos parágrafos sobre a relação entre o homem e o cavalo: “O sertanejo é antes de tudo um forte (...). Que lhe antolhem quebradas, acervos de pedras, coivaras, matas de espinhos ou barrancas de ribeirões, nada lhe impede de encalçar o garrote desgarrado, porque, por onde passa o boi, passa o cavaleiro com o seu cavalo.” O engenheiro descreveu uma cena em que boi, cavalo e cavaleiro dispensam a estrada, mas estradas e ruas, e o modo de circular por elas, sempre foram indicadores de civilização.

Os antigos romanos construíram a “via”, de terra, depois “via strata”, isto é, calçada de pedras. Muitas delas ainda existem, inclusive a maior, de 3.000 km, ligando a Bélgica à Rússia. Quando se encontravam, cada qual escolhia o lado esquerdo, pois a maioria era de destros e assim podiam manejar melhor a espada. O cavalo, a espada e Napoleão estão na origem do costume de se andar à direita ou à esquerda. O imperador dos franceses era canhoto! E mudou de mão ruas e estradas. França e Inglaterra estavam, como sempre, em guerra. Os ingleses desenhavam um dedo indicador numa tabuleta, ou recortado em madeira, para indicar o sentido da rua. No mundo inteiro predominou a mão francesa, andar pelo lado direito. A Inglaterra é teimosa e continua à esquerda.

7 comentários:

  1. (argento) ... no BraZiu, a Inglaterra implantou os trens, motivo pelo qual, a "mão" dos trilhos é Inglêsa ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ...provavelmente Wellington e Blücher eram destros ...

      Excluir
    2. Os trens do mundo inteiro são "mão inglesa"

      Excluir
    3. (argento) ... o pedestre, ao atravessar uma rua, instintivamente, olha a sua esquerda; o motorista também - é automático, observe! - talvez seja esta a causa (oculta) dos acidentes entre Trens, Pedestres e Automóveis

      Excluir
  2. (argento) ... http://www.swatchgroup.com/brasil/mensagem_do_ceo ... O Swatch Group

    O Japão precisava de uma fábrica de relógios; comprou-a da Suiça, toda a instalação industrial, máquinas, ferramental, seus melhores empregados, ... nasceu assim, a Indústria Relojoeira Japonesa. ... quiçá Juscelino Kubitschek de Oliveira, sem a preocupação com Brasília, fosse mais SELETIVO ...

    ResponderExcluir
  3. Eu conheço uma versão que diz que a Inglaterra usou a opção de ir pela esquerda porque os soldados ingleses foram treinados a lugar com a mão esquerda, para surpreender os soldados de Napoleão. A Suécia fez a mesma coisa e também usou a opção de ir pela esquerda, mas não sei se a Suécia continua usando a mão inglesa.

    Parece que tem um convenção internacional, onde as ilhas usam a "mão esquerda" e os continentes a "mão direita". Seja como for, a maioria das pessoas são destras, então faz mais sentido que os comandos fiquem no lado direitos do motorista.

    ResponderExcluir
  4. (argento) ... enquanto a energia move o mundo - ... https://www.youtube.com/watch?v=_BvXQwlofk8&feature=em-hot-vrecs ... - algumas pesquisas são interessantes, outras deletérias; cada um tire a lição, de acordo com sua Capacidade ou Conhecimento ...

    ResponderExcluir