terça-feira, 16 de junho de 2015

Dois quintos dos infernos

Lido pelaí e adaptado:

Durante o século 18, o Brasil Colônia pagava um alto tributo para seu colonizador, Portugal. Esse tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido em nosso país - principalmente sobre a nossa produção de ouro - e correspondia a 20% da produção. Essa taxação altíssima e absurda era chamada de “O Quinto”.

O “Quinto” era tão odiado pelos brasileiros, que foi apelidado de “O Quinto dos Infernos”.

A Coroa Portuguesa quis, em determinado momento, cobrar os “quintos atrasados” de uma única vez, no episódio conhecido como “Derrama”, e isso revoltou a população, gerando o incidente chamado de “Inconfidência Mineira”, que teve seu ponto culminante na prisão e julgamento do líder Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – IBPT – a carga tributária brasileira deverá chegar ao final deste ano de 2015 em 38%, praticamente 2/5 (dois quintos) de nossa produção. Atualmente, a carga tributária é praticamente o dobro daquela à época da Inconfidência Mineira, ou seja pagamos hoje “dois quintos dos infernos”!

Salve nossos políticos, o Congresso com sua legião de “diretores”, a festa das passagens e o bacanal com o dinheiro público!

Nenhum comentário:

Postar um comentário