quinta-feira, 18 de junho de 2015

Fala sério, Jorge Paulo Lemann: você ainda acredita que o Brasil do PT tem gente decente?

Antonio Temóteo
Correio Braziliense

Idolatrado por 10 em cada 10 executivos pela disciplina nos negócios, admirado no mercado financeiro pela compra de ícones norte-americanos como a fabricante de cervejas Anheuser-Busch, dona da Budweiser, e sócio de Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo, Jorge Paulo Lemann não goza do mesmo prestígio no Palácio do Planalto. Desde o fim da corrida eleitoral que reelegeu Dilma Rousseff à Presidência da República, ele tentava, sem sucesso, marcar um encontro com a chefe do Executivo.

Integrantes da equipe econômica e parlamentares confidenciaram ao blog que Lemann foi colocado na geladeira por dois motivos. Fez campanha para o então candidato à Presidência Aécio Neves e falou mal de Dilma durante o processo eleitoral, algo que contraria sua postura discreta. As ofensas chegaram aos ouvidos da petista. Irada, a presidente decidiu negar os pedidos de encontros feitos pelo homem mais rico do Brasil após a reeleição.

Só mudou de ideia depois do apelo de diversos auxiliares para que atendesse Lemann. Mas Dilma fez questão de emitir sinais de que ele havia perdido o prestigio de outrora. Primeiro, a reunião entre os dois foi colocada na agenda oficial, coisa que não costuma fazer quando se encontra com os executivos próximos que consulta para tomar decisões sobre os rumos da economia. Segundo, Lemann foi identificado como “empresário suíço-brasileiro”. Ele mora em Zurique, mas nasceu no Rio de Janeiro.

Ao chegar na garagem do Palácio do Planalto acompanhado de três assessores com 10 minutos de antecedência ao horário do encontro, o terceiro desconforto. O nome do visitante não constava na lista dos seguranças. Um assessor de Lemann precisou ligar para o gabinete de Dilma para solicitar a liberação para entrada. Quando a presidente recebe alguma autoridade reservadamente, costuma deixar uma pessoa esperando na garagem e deixa a disposição o elevador privativo.

Na caminhada até os elevadores comuns do Palácio do Planalto, o blog perguntou a Lemann qual seria o tema da reunião. Visivelmente constrangido, respondeu que estava ali para falar sobre educação. Questionado sobre o momento econômico do país, um assessor não deixou que respondesse. “A gente não está dando declaração”, resmungou o auxiliar, e os quatro se dirigiram ao gabinete presidencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário