segunda-feira, 20 de julho de 2015

Sindicatos do crime

“Renda mais alta, distribuição mais justa dela e promoção de direitos sociais jamais seriam conquistados ao longo da história sem que os trabalhadores se organizassem em sindicatos e realizassem greves. Estas conquistas contribuíram para o desenvolvimento de nossos países e os sindicatos tornaram-se atores dele. Nós precisamos de sindicatos cada vez mais fortes para definitivamente erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento. Colocar dificuldades para restringir a atuação sindical é um desserviço que não interessa a ninguém.”
Parágrafo final de artigo assinado por Lula - “A liberdade sindical e o direito à greve” -, e publicado na Global Labour University, coisa que eu duvido, já que esse jumento não tem competência nem para assinar o próprio nome.

O mais interessante é que hoje, O Globo publica um artigo - “Dirigentes sindicais se eternizam no poder” - sobre a vergonheira que são os 10.620 sindicatos no País, do qual eu destaco os desatinos proferidos pela presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Niterói, Rita de Cácia Rodrigues Almeida - cujo nome já é um erro gramatical - para se ter a ideia do nível de gente que comanda essas quadrilhas.

Para começo de conversa, como ela não tinha sido encontrada na sede da entidade, onde não era vista há quase duas semanas, a equipe de reportagem resolveu ligar para o celular e recebeu a seguinte resposta de Cácia:

“Alô, estou em Dubai com meu marido. Soube que você quer uma entrevista comigo, é isso? Vai passar ao vivo na televisão? Quero que seja ao vivo. Chego amanhã (terça) no Galeão então, voo previsto para 14h30m, para dar essa entrevista!”

É mole? Dubai! Exatamente onde estava quando, em setembro do ano passado, foi o principal alvo de uma operação da Polícia Civil denominada Sindicato do Crime. A suspeita contra ela é de desvio de recursos de uma taxa paga por lojistas para a liberação do trabalho de seus funcionários durante os feriados. As investigações resultaram num processo criminal, que corre em segredo de justiça, cuja principal acusação é de apropriação indébita. Enquanto isso, Rita segue firme como presidente da entidade. Eleita em 2008, ela tem um mandato de nada menos do que 12 anos!

Ao chegar no Galeão, onde um serviço de filmagem contratado por ela para registrar tudo e três advogados já estavam a postos, disparou:

“‘Sindicato do Crime’ e eu estou solta... Achei isso o maior barato, uma história hilárica (sic)! Sabe o que é uma história hilárica (sic)? É essa. Eu vim aqui compor mais um pouquinho com a história hilárica (sic). Se você viesse com a polícia, algemas e provas para me entrevistar, você seria um bom repórter. Mas indagar? Pelo amor de Deus, eu pagaria a sua passagem para ir a Dubai, para me indagar no meu palácio! Não aqui no aeroporto!”

E seguiu:

“Você pode fazer a imagem que você quiser porque eu sou púbrica (sic). Como nós estamos fazendo de vocês (repórter e fotógrafa). Do mesmo jeito que vocês estão arquivando, a gente vai arquivar tudo também.”

Ao ser indagada sobre a cobrança da taxa de feriado, considerada ilegal pelo Ministério Público do Trabalho de Niterói e suposto foco de desvios de recursos da entidade, mandou:

“Nós estamos falando ‘a nível de’ Rio de Janeiro.”

Ao fim de dez minutos de entrevista, o saguão do Galeão parou para ouvir as respostas aos gritos de Rita. Para ela, o culpado de tudo isso foi o repórter:

“Você me constrangiu (sic) aqui perante o aeroporto!” - E bateu em retirada

Isso é apenas uma mostra da caricatura generalizada e de extremo mau gosto que são essas quadrilhas sindicais, que arrecadam R$ 3,18 bilhões por ano só em “contribuições sindicais”, dividida entre os 8.500 “capos” que lá estão desde o primeiro desgoverno de Lula. Fora valores recebidos pelas mensalidades dos infelizes que a elas se associam e a outras contribuições.

E Lula ainda tem a cara de pau de dizer que “nós precisamos de sindicatos cada vez mais fortes para definitivamente erradicar a pobreza”. Bem verdade que ele não falou pobreza de quem... 

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. (argento) ...“Renda mais alta, distribuição mais justa dela e promoção de direitos sociais jamais seriam conquistados ao longo da história sem que os trabalhadores se organizassem em sindicatos e realizassem greves. Estas conquistas contribuíram para o desenvolvimento de nossos países e os sindicatos tornaram-se atores dele (até aqui, o discurso é Crível).Nós (- Nós QUEM, cara pálida?. "Nós", sindicalizados?; "Nós", Trabalhadores?; Nós, os que Pagam as Contas?). Se a Massa não estivesse Distraída (a Indústria do Entretenimento é a que mais Cresce!), pensando em como pagar as contas do mês, teria atentado que o Discurso não segue as Obras ... "palavras são palavras nada mais do que palavras (Odorico Paraguaçú)" ... FORA ... !!!

    ResponderExcluir
  3. Liberdade é uma coisa maravilhosa, a liberdade de expressão é a que pode ser exercida, em países democráticos, com maior amplitude. Mas liberdade não pode ser absoluta e a liberdade de expressão requer um mínimo de raciocínio lógico. Um racista que usava inclusive uma suástica, passou mal durante uma manifestação e foi atendido por um policial negro.

    Existem duas questões relevantes nesse episódio, o racista sendo atendido por um negro e o fato de que se o policial deixasse de ajudá-lo estaria cometendo o delito de omissão de socorro. É fácil ter liberdades quando outros assumem responsabilidades.

    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/07/policial-negro-ajuda-racista-que-passa-mal-no-calor-nos-eua-e-viraliza-na-web.html

    ResponderExcluir
  4. Liberdade de opinião é realmente algo fantástico:

    (Estadão) O governo avalia que a CPI anunciada pelo presidente da Câmara [BNDS], Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para investigar contratos do BNDES pode paralisar a instituição e causar sérios prejuízos à economia.

    Segundo informações obtidas pelo Estado, a equipe econômica estuda abrir uma linha de capital de giro, financiada pelo BNDES, para socorrer empresas em dificuldades financeiras após a Operação Lava Jato, (...).

    http://coturnonoturno.blogspot.com.br/2015/07/cpi-do-bndes-coloca-governo-em-panico.html

    Isso sim eu chamo de opinião baseada na própria opinião. De que forma a investigação de contratos já assinados pode atrapalhar contratos futuros? O governo pretende emprestar dinheiro do BNDES para as empresas que estão sendo acusadas de corrupção na Operação Lava Jato? Então já é sabido que se não tem corrupção nos contratos anteriores haverá em breve em contratos futuros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... https://www.youtube.com/watch?v=loGxr8e80uI ... é conhecida a velha técnica de "plantar o Terror" - vai parar? e daí?, que pare!, que sigam as investigações!, que se conheçam os Ladrões! e que se Os ponham na cadeia! - TODOS!; o que não pode é seguir com a Roda da Impunidade a serviço da tal da "governabilidade" ...

      Excluir
    2. (argento) ... outra "coisa" bacana é a Liberdade de Escolha, que vai sendo Suprimida, aos pouquinhos, homeopaticamente, pela "Padronixação" (a Indústria do Entretenimento é a que mais Cresce!); por exemplo: a "turma" em formação, daqui a alguns anos só vai cantar (e gostar) da música "sertaneja", exatamente pela Falta de Opção ...

      Excluir
    3. Argento, se o Brasil parar será um avanço, vai parar de regredir.

      Excluir
  5. Atualmente o maior Sindicato de São Paulo com mais de 300 mil contribuintes é o SINDIFICIOS (filiado da Força Sindical), que arrecada milhões com: o imposto sindical e taxas confederativa, assistencial no dissídio e associativa, sem contar repasses do Fundo de Amparo do Trabalhador. O absurdo é que esse sindicato é uma capitania hereditária dominada pela "Familia Ferrari (pai e filho)" a mais de cinquenta anos.

    ResponderExcluir
  6. Onde está o Ricardo? Espero que esteja tudo bem com ele, enquanto isso vou comentando aqui mesmo.

    Quando Joaquim Levy foi nomeado ministro, os jornalistas "didireita" aplaudiram, depois aplaudiram as medidas que ele anunciou, trataram ele como aquele que estava governando o Brasil e salvando o Titanic do naufrágio. Eu, aqui mesmo no TMU, apontei as questões que fariam dele um desastre, antes mesmo de ele assumir o ministério, sustentei minha posição o tempo todo. Mais de seis meses depois é possível avaliar quem acertou e quem errou:

    http://www.oantagonista.com/posts/levy-o-oncologista-patetico

    ResponderExcluir