terça-feira, 25 de agosto de 2015

Cotas raciais só servem para causar encrenca

O “negão” Mathias Abramovic
Pois é. O “afrodescendente” Mathias Abramovic que, em 2013, havia sido aprovado por cota racial na primeira fase do concurso do Itamaraty, mas acabou sendo reprovado na segunda, voltou à carga e, quase dois anos depois, seu nome está novamente entre os candidatos que se declararam pretos ou pardos aprovados na primeira fase do mesmo concurso. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União.

O branquela de olhos verdes é morador da Zona Sul do Rio, ex-aluno do Colégio Santo Agostinho do Leblon, um dos mais tradicionais e caros do Rio, e também é formado em Medicina pela Uerj. Em defesa da sua opção pelas cotas raciais, Mathias disse:

“Desde bem pequeno, minha família, minha mãe, meu pai sempre frisaram nossa origem multiétnica. Minha mãe, especificamente, sempre falava que a gente tem negro, índio... Ela mesma é nordestina, vinda do interior do Piauí. Veio para cá quando criança com o resto da família. Meu pai também tem origens variadas. Uma bisavó por parte do meu pai é negra. Por parte da minha mãe, tenho avós pardos - disse. - Meu sobrenome não deixa esconder que tem uma origem judaica também. Então, eu sou de repente uma concentração de minorias. Negro com ascendência negra, indígena, nordestina e judaica.”

Quem não gostou nada da ideia foi o abominável diretor da ONG Educafro, Frei David Santos, que acompanha a situação desde 2013 e disse que hoje mesmo a entidade vai pedir uma audiência com a procuradora da República e declarou:

“Vou fazer essa audiência de qualquer jeito. Se o Itamaraty não aceita ter como postura um serviço público responsável e insiste em deixar que qualquer branco passe por cotas, vamos ter que abrir um processo por improbidade administrativa.”

Ora, seu David, quem pariu “Mathias”, que o embale, como você vem fazendo há tanto tempo, embalando seu racialismo nojento e burro, que em vez de agregar, separa as “raças” cada vez mais. Além disso, você está farto de saber que há uma lei que define a autodeclaração como critério de inscrição às vagas reservadas, portanto, não se faça de trouxa.

Nada disso impede de se ter a certeza que Mathias Abramovic tem uns parafusos frouxos, além de ser um chato de galochas com uma grande dose de mau caratismo. Afinal, o processo seletivo deste ano oferece 24 vagas para 5.271 candidatos na ampla concorrência e 6 vagas para 671 candidatos afrodescendentes - 1 para 220 contra 1 para 112, o dobro de chances. E como ele não passou da primeira vez que bancou o espertinho, desejo ardentemente que o fato se repita agora, e ad eternum, tantas vezes quantas ele se candidatar desta maneira, já que nem a reprovação foi suficiente para ele tomar vergonha nas fuças.

2 comentários:

  1. (argento) ... "Cotas raciais só servem para causar encrenca" - mas este é o Objetivo, criar "encrenca", polêmica, na sociedade civil; "despertada" pela polêmica, deixa de observar os FATOS Importantes, isto é, DISTRAI-SE, envolve-se no "sexo dos anjos" ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... Desestabilizar, verbo transitivo direto e pronominal, fazer perder ou perder a estabilidade; comprometer a solidez, a segurança de (alguém, algo ou si mesmo), descontrolar(-se); transitivo direto incapacitar o funcionamento de (administração, sociedade, etc) ...

      Excluir