quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Evangélicos aprontam mais uma: quem satirizar religiões paga 270 mil

Eu não canso de repetir: se não se botar um freio nesses evangélicos isso aqui vai virar uma teocracia chefiada por vagabundos exploradores, o que, aliás, também é culpa do governo que por não oferecer as assistências mais básicas à população a obriga a procurar quem lhes dê pelo menos uma esperança, nem que seja - e é - através das mais deslavadas mentiras.

Projeto de deputado evangélico prevê multa a quem satirizar religiões

Multa pode chegar a R$ 270 mil. Para sociólogo, projeto é inconstitucional e fere a liberdade de expressão e de manifestação
Que tal seria se o atentado ao jornal Charlie Hebdo, que deixou 12 pessoas mortas, em Paris, fosse usado para justificar a proibição de brincadeiras ou sátiras com religiões em manifestações públicas no Rio?

O deputado estadual Fabio Silva (PMDB), da bancada evangélica, resolveu desafiar a polêmica e conseguiu colocar em pauta, para ser votado nesta quarta-feira, na Assembleia Legislativa, em regime de urgência, um projeto de lei que veda a “ridicularização” de crenças de qualquer religião durante manifestações culturais, sociais ou de gênero no estado.

No texto, ele menciona que entende como ofensa à crença “encenações pejorativas teatrais e distribuição impressa com charges que ridicularizem religiões”. Na justificativa, o deputado sugere que o desrespeito à religião motivou o ataque ao jornal satírico francês. A multa para os casos citados pelo político seria de R$ 270 mil.

Para o sociólogo Paulo Baía, da UFRJ, o projeto de Fabio Silva é absurdo:

- É um projeto inconstitucional e que fere a liberdade de expressão e de manifestação. Além disso, reforça o clima de intolerância entre as religiões. Se for aprovado, certamente será questionado no Supremo Tribunal Federal (STF). Surpreende que esse projeto seja urgente. Não parece importante assim para passar a frente de outros - disse Baía.

Questionado sobre as críticas de Baía, o deputado não disfarçou a irritação. Ele afirmou que a proposta tem como objetivo proteger as famílias de excessos cometidos, principalmente, em manifestações LGBTs.

- Não se pode confundir liberdade de expressão com libertinagem. Tenho certeza que a maior parte da sociedade está de acordo - disse o político.

O deputado Eliomar Coelho (PSOL) ameaçou ir à Justiça questionar a validade da proposta se ela for adiante:

- Esse projeto reflete a falta de seriedade e de conhecimento da lei pelo deputado. Se for à frente, vamos judicializar a matéria.

A presidente da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio (OAB-RJ), Vanuce Barros, disse que são necessárias leis que protejam as religiões:

- Entendo que a liberdade de expressão seja válida, desde que não fira os dogmas e preceitos das religiões.

O deputado Fabio Silva é autor de outra proposta polêmica que envolve religião. Em maio, ele apresentou um projeto que garante a processos relacionados a igrejas ou templos religiosos prioridade na Justiça.

5 comentários:

  1. (argento) ... hehehe, alguma punição pra quem chutar as imagens das outras?

    ResponderExcluir
  2. (argento) ... e pros que instilam ódio e preconceitos ao pregar que as outras religiões são obra de satanaz??? ...

    ResponderExcluir
  3. Mas,...O que mais se critica é o assistencialismo do governo, não é? Você é o primeiro a criticar as "Bolsas" e o "Mais Médicos", cotas etc...
    ...também é culpa do governo que por não oferecer as assistências mais básicas à população a obriga a procurar quem lhes dê pelo menos uma esperança, nem que seja... Decide my friend.
    Concordo que vamos nos tornar uma Teocracia evangélica, estamos fodidos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devagar, meu caro anônimo. A assistência de que eu falo é saúde, segurança e educação. Bolsas isso e aquilo e mais médicos são demagogia barata para enganar trouxas.

      Excluir
  4. Engraçado, multa para quem engana as pessoas com a religião ele não quer.

    ResponderExcluir