sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Lula pode ser nomeado ministro das Relações Exteriores para ter foro privilegiado

Era só o que faltava!

Do Blog do Camarotti

Com o agravamento da crise política, passou a ser avaliada no Palácio do Planalto a possibilidade de nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para um cargo de ministro do governo Dilma Rousseff. Essa tese já é defendida por alguns interlocutores de Dilma e do próprio Lula. O temor é que isso teria um efeito colateral: Dilma teria o seu poder presidencial completamente esvaziado.

Mas, para petistas, isso poderia garantir a governabilidade mínima para os próximos anos, por causa da capacidade de articulação política do ex-presidente. Ele tem mais trânsito com o Congresso e poderia fazer uma blindagem do governo.

Nesse cenário, os dois cargos considerados mais apropriados para Lula, avaliam petistas, são os ministérios das Relações Exteriores e o da Defesa. Isso porque comandam carreiras de Estado que seriam mais apropriadas para um ex-presidente. Caso passe a integrar o primeiro escalão, Lula também ganhará foro privilegiado – alguns petistas temem que o ex-presidente vire alvo da investigação da Operação Lava Jato.

7 comentários:

  1. Escrevi em outro comentário (ontem) que o governo do PT já está morto, eu poderia dizer que está em coma, mas quem está em coma é governo brasileiro, cujas funções básicas, ou burocracias básicas,, continuam funcionando, mas o governo do PT morreu,nenhuma decisão será no sentido de governar, será apenas no sentido de preparar o cadáver para o enterro.

    Se o Lula assumir um ministério, a renúncia não acontecerá em agosto, mas o caos no governo vai aumentar, Dilma aceita levar bronca do Lula, mas Michel Temer não tem vocação para capacho.

    PS. cadê o Argento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li seu outro comentário e concordo com ambos. Quanto ao Argento, é melhor ele voltar logo senão o Zé Conceição vai me acusar te ter expulsado mais um do blog...

      Excluir
  2. O Boechat conseguir falar uma besteira que se destaca das outras tantas que falou. "Não há fato jurídico para pedir a renúncia da Dilma". Desde quando precisa de fato jurídico para pedir renúncia?

    http://tvuol.uol.com.br/video/pt-jogou-dilma-aos-leoes-contesta-boechat-04024D9B376AD8A95326/

    ResponderExcluir
  3. (argento) ... Ô-iiiiiii! - hehhehe, tava sem Internet e sem telefone, claro, digo Oi, desde o dia 29-julho, quando o fio telefônico partiu-se. Hoje, depois de uma tonelada de reclamações ignoradas pela prestadora Oi, o fio foi reposto.

    O governno PeTista, ou PeTralha, como queiram agoniza, morto não está, ainda mais agora, que o PSDB parceiro ideológico e partícipe da Sopa de Letrinhas, faz, conveniente, conivente, "corpo mole" (?!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor operadora é a GVT. Meu vizinho pediu uma atendimento, não sei d que se tratava, mas agendou para o sábado e o técnico foi na segunda, agendou novamente para o sábado e o técnico foi novamente na segunda, não sei como foi na terceira vez, pois fiquei sabendo do pedido de atendimento justamente porque o técnico apertou a minha campainha na segunda vez e eu avisei o vizinho à noite que o técnico tinha ido fazer o atendimento. Essa é a melhor, então calcule como deve ser a pior.

      Excluir
  4. Notícia de hoje:
    http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2015/08/08/pt-sonda-lula-para-ministerio-de-dilma.htm

    "Até agora ele tem se mostrado refratário à ideia (...)". Como se ele (e o público) não estivesse sabendo da estratégia para conseguir foro privilegiado. O problema é que se ele assumir um ministério terá que dar entrevistas, será mais difícil ficar escondido. Seja como for, estou curioso para ver se Dilma estará na presidência em primeiro de setembro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... "A oposição irresponsável tem alimentado estes grupos fascistoides", disse o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) - hehehe, não sei por quê sempre fico "intrigado" com declarações como esta ...

      Excluir