quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Carlos Chagas

Uma notinha do Carlos Chagas me chamou atenção hoje. Sob o título “Efeitos da privatização” ele diz que a tragédia de Mariana é consequência da privatização da Vale. Vejam:

Não há como evitar a conclusão: a queda das barragens poluídas em Mariana constitui evidência dos males da privatização. Desde Getúlio Vargas que a Vale sustentava boa parte da economia nacional como empresa estatal. Mesmo sujeita aos exageros do empreguismo e da burocracia, sempre foi penhor de eficiência. Privatizada pelo sociólogo e pelas facilidades do BNDES, viu-se endeusada no altar do neoliberalismo, pois passou a dar lucros cada vez maiores.

O resultado aí está: o maior desastre ecológico de nossa História, com amplas chances de multiplicar-se ainda mais. A solução para o governo será multar a companhia, nem tanto quanto devia, e ponto final.

Fossem os companheiros dignos dos tempos de fundação do PT e a Vale já estaria estatizada por um simples decreto da presidente da República. Bem como seus proprietários a caminho da cadeia.

Chagas anda deixando de tomar seu Lithium. Só pode ser. Se bem que ele sempre foi meio politicamente estranho, alternando bons artigos com besteiras inomináveis como esta.


3 comentários:

  1. Deixa ver se eu entendi. Se a barragem fosse do estado ela estaria tão bem cuidada quanto a refinaria de Passadena?

    Mas o que eu realmente gostaria de saber é: onde está o Greenpeace e as milhares de ONGs que vivem de dinheiro público para "defender" o meio ambiente?

    ResponderExcluir
  2. Puta merda! Outro dia elogiei um artigo do Carlos Chagas. Agora ele me vem com essa! Ricardo, besteira inominável é muito pouco. A nota é de uma imbecilidade sesquipatal...

    ResponderExcluir
  3. (argento) ... poiZé, (...) "Desde Getúlio Vargas que a Vale sustentava boa parte da economia nacional como empresa estatal" - e (não disse ou não sabe?), de quebra, Mordomias e Locupletação ...

    ResponderExcluir