segunda-feira, 25 de abril de 2016

Como se não bastasse publicar os daqui, O Globo ainda importa idiotas cuspólatras como Agualusa, angolano

Ó galinho d’Angola, por que não vais cuspir no teu xará José Eduardo dos Santos, ditador do teu país há 37 anos?

Vejam só o que o jumento angolano chamado José Eduardo Agualusa escreveu em sua coluna de hoje no Globo:

(...) A histórica cuspidela (acho que já podemos chamá-la histórica) de Jean Wyllys contra Jair Bolsonaro parece-me muitíssimo mais legítima do que a de Carlos da Maia contra Dâmaso Salcede [em “Os Maias” de Eça de Queiroz]. Nesta última estava em causa a dignidade de uma senhora. Na primeira estava em causa a dignidade de um país inteiro. (...)

Cuspir na face de outro é um gesto universal de desprezo. Para alguns antropólogos seria uma regurgitação simbólica, do tipo “já te comi e agora cuspo-te, porque tu és completamente intragável”; para outros representaria uma ameaça de contaminação.

Jean Wyllys (...) talvez tenha conseguido reabilitar a cuspidela enquanto gesto de honra. Pode questionar-se a elegância de tal gesto e a respectiva higiene, mas não, creio, a justeza da mesma. (...)

Por outro lado, às vezes a vileza é tamanha, e tão desavergonhada, que seria de pensar até na contratação de cuspideiras profissionais. À semelhança das carpideiras, ou choradeiras, contratadas para chorar em funerais, esses profissionais da cuspidela percorreriam as cerimônias oficiais, cuspindo na cara assustada dos corruptos e dos canalhas explícitos. Talvez resultasse.

Ó galinho d’Angola, por que não vais cuspir no teu xará José Eduardo dos Santos, ditador do teu país há 37 anos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário