sexta-feira, 29 de abril de 2016

Democracia comunista, um engodo universal

Assistindo a uma propaganda do PCdoB começar com uma voz em off dizendo que o “golpe” está nos roubando “o que temos de mais precioso: a democracia”, voltou-me à cabeça a vontade que tenho de perguntar às Feghalis da vida o que é democracia para um comunista e por que eles falam tanto na sua importância se nunca a praticaram. Claro que eu sei a resposta que as Feghalis nunca vão dar: é para enganar os trouxas.

Por coincidência, hoje dei de cara com um artigo no blog “Dúvidas Universais”, de Duda Teixeira, intitulado “Por que ditaduras gostam de ter ‘Democrática’ no nome oficial?”. O autor não responde à própria pergunta do título, mas nos dá mais subsídios para classificar esse paradoxo como um engodo universal.

Nove países trazem a palavra “Democrática” no nome oficial. A maioria deles é de ditaduras.

Quem inventou essa moda foi Ho Chi Minh ao proclamar a República Democrática do Vietnã, em 1945. Na declaração de independência do Vietnã, “Tio Ho” citou o início da Declaração de Independência Americana, aquela que fundamenta a mais antiga e estável democracia do mundo: “Todos os homens foram criados iguais, dotados pelo criador de certos direitos inalienáveis, que, entre estes, estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade”.

Na reforma agrária ordenada por Ho Chi Minh anos depois, seus comandados foram ao campo e executaram 172000 pessoas, considerados, sem qualquer julgamento, como ricos fazendeiros. As estimativas de mortos pelo seu Partido Comunista Vietnamita beiram 1 milhão.

Em 1948, nasceu a República Popular Democrática da Coreia, a Coreia do Norte. “O Partido dos Trabalhadores (da Coreia do Norte) achava que o regime comunista servia ao povo, embora o conceito de democracia deles não permitisse disputas entre partidos“, diz o historiador americano Charles Armstrong, da Universidade Columbia e especialista nas Coreias. Em 1949 nasceu a República Democrática Alemã, ou Alemanha Oriental.

A República Democrática do Vietnã trocou o adjetivo “democrática” por “socialista” em 1976. A República Democrática Alemã deixou de existir em 1990, com a reunificação do país.

Além da Coreia do Norte, hoje ainda trazem o adjetivo “Democrática” aos seus nomes oficiais os países: Argélia, Congo, Etiópia, Laos, Nepal, São Tomé e Príncipe, Sri Lanka e Timor-Leste.

Todos enfrentaram problemas parecidos. Os comunistas perseguiram os que se opunham a eles, fecharam jornais, eliminaram partidos políticos e confiscaram propriedades. Eles concentraram o poder econômico e político enquanto fantasiavam que faziam isso em nome do povo e para o bem geral.

A China, ou República Popular da China, não tem a palavra “democrática” no seu nome oficial, mas traz o conceito de uma “ditadura democrática” no Artigo 1 da Constituição : “A República Popular da China é um Estado socialista sob a ditadura democrática do povo, liderada pela classe trabalhadora e baseada na aliança entre operários e camponeses”.

A hipocrisia também é de praxe no Irã. Ao comentar as eleições parlamentares em março de 2016, o aiatolá Ali Khamenei agradeceu o apoio à “democracia religiosa”. Detalhe: 60% dos candidatos foram reprovados por não serem fieis à ideologia do regime.


6 comentários:

  1. Vou declarar a independência da Ditadura Democrática do Círculo Quadrado.

    ResponderExcluir
  2. (argento) ... hehehehehe, dois Engodos Universais: Democracia (não existe nem dentro da família) e Religião ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... porém Validam todos os tipos de Iniquidade ...

      Excluir
  3. (argento) ... "(...) do PCdoB começar com uma voz em off dizendo que o “golpe” está nos roubando“o que temos de mais precioso: a democracia”"? (...)

    ... o quê, cara pálida? - sou roubado, todos os dias, pelos Impostos, Tachas, Multas, federais, estaduais e municipais; pelo ladrão de rua (cadê a segurança?); precise de um médico num posto de saúde ou uma emergência no SUS (cadê a saúde) - acho que o PC está perdendo ou vai perder alguma coisa que rima com Democracia, mas não é ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Argento, na minha ditadura democrática não haverá impostos ou taxas, tudo já será meu por natureza, em vez de cobrar impostos eu vou compartilhar tudo o que é meu com vocês, os trouxas, digo cidadãos.

      O hino nacional será "A Saudação à Mandioca", a moeda ser a "Propina", a principal atividade econômica ser a criação de corruptos. A localização geográfica e suas fronteiras:
      Ao Norte: divisa com "Calada da Noite".
      Ao Sul: divisa com "Surdina".
      Ao Leste: divisa com "Mar de Lama".
      Ao Oeste: divisa com "Esgoto ao Céu Aberto".

      As Forças Armadas Serão constituídas pelo Exército do Stédile e a polícia pelos Black Blocks.

      Excluir
    2. (argento) ... Valdameri pra PriZidenti!!!

      Excluir