terça-feira, 5 de abril de 2016

“Maria...” é uma obra confusa

Acabei de ler “Maria - A biografia da mulher que gerou o homem mais importante da história, viveu um inferno, dividiu os cristãos, conquistou meio mundo e é chamada Mãe de Deus” (ufa!). Seu autor é Rodrigo Alvarez, um repórter simpático e correspondente da Globo em Jerusalém. Com uma tiragem inicial de 100.000 cópias, o livro figura na lista dos 10 livros mais vendidos no Brasil há algum tempo, segundo a Veja.

Um dos releases informa que o livro é “uma obra completa sobre a mãe de Cristo segundo o olhar de um brasileiro”. Pretensão não falta. Longe de ser uma “obra completa” sobre Maria, para começo de conversa, o livro é muito mal escrito, mal estruturado e de difícil compreensão, fatos que me obrigaram a consultar outras obras para que eu pudesse me situar dentro do tempo e do espaço, até porque o autor faz uma barafunda danada com tempos de verbos - ora fala no passado, ora no presente, ora no futuro -, com distâncias - medidas em dias percorridos em lombo de burros - e localizações - não há um só mapa em um livro que fala de várias cidades, embora hajam fotos dispensáveis em profusão.

Some-se a isso algumas mancadas imperdoáveis, como se referir a Ísis como “deusa grega” quando ela é egípcia (o fato de sua adoração ter se estendido ao mundo greco-romano não invalida sua “nacionalidade”) e a do texto abaixo, onde o autor fala na volta da família sagrada do Egito para Nazaré aos dois anos de Jesus para, no parágrafo seguinte dizer que isso ocorreu “alguns anos depois”. Ora, dois anos não são alguns anos.


É uma pena, porque o assunto é interessante, o material das pesquisas do autor é bom, mas, infelizmente, mal compilado, dando atenção demasiada a “figurantes” em profusão, o que prejudica mais ainda a compreensão do leitor.

Estranho que “Maria” esteja há tanto tempo na lista dos mais vendidos. Enfim, como Paulo Coelho e Edir Macedo são frequentadores assíduos da lista, eu não duvido mais de nada.

Um comentário:

  1. Já que o tema é biografia, disponibilizei a verdadeira biografia de Allan Kardec.

    https://dl.dropboxusercontent.com/u/94552853/Allan_Kardec_A_Verdadeira_Biografia.pdf

    ResponderExcluir