segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Lula mais por baixo que ânus de ofídio: repleta de luxos, sua viagem ao Nordeste fracassa

O brinquedinho do Jararaca
Até as pedras portuguesas da minha calçada estão fartas de saber, faz tempo, que o Jararaca sempre esteve à testa de toda a roubalheira. Se hoje o fato do prestígio de Lula estar mais por baixo que ânus de ofídio, a ponto de o PT, com seus 1,7 milhões de filiados, não conseguir reunir gente suficiente nem para empurrar uma Romi-Isetta enguiçada, quanto mais para prestigiar o chefe, tenho pra mim que Moro é o responsável por, com paciência de Jó, cozinhar o molusco em banho-maria, botando, de tempos em tempos, um salzinho aqui, uma pimentinha ali, até que um troço que cru seria indigesto para a ordem pública, se tornasse palatável, e também digerível para a considerável parte do povo que ainda acreditava nele.

Não quero nem imaginar o que aconteceria se Lula fosse preso seis meses atrás, mesmo com a Justiça já tendo provas mais que suficientes para deixá-lo na cadeia pelo resto dos seus dias.

Do Jornal Livre

Recente matéria da Veja mostrou que a viagem de Lula ao Nordeste foi marcada pelo fracasso de público, mesmo que tenha sido marcada por muito luxo oferecido ao ex-presidente.

Na última quarta-feira (13), em Caruaru, um Gulfstream G200, avião executivo de luxo e alta performance, chegou à cidade trazendo o ex-presidente. Dois representantes do MST e o vice-prefeito Jorge Gomes (PSB) se mostravam apreensivos, pois não havia militantes para oferecer uma recepção calorosa a Lula.

“Eles vão chegar. Pode ficar tranquilo”, disse um dos líderes do MST ao segurança, na tentativa de amenizar a tensão. Uma hora mais tarde, só oito pessoas aguardavam o ex-presidente.

O guarda-costas ordenou: “Vamos partir para o plano B. Acho melhor receber o Lula no hotel. Manda o pessoal para lá”. De imediato, ele trancou a porta de entrada do saguão do aeroporto para evitar que alguém fotografasse a situação com ausência de público. O aeroporto é público.

Lula desembarcou no aeroporto de Caruaru acompanhado do senador Humberto Costa (PT-PE). Driblou os poucos curiosos que o aguardavam e deixou o aeroporto pelos fundos. “Pensei que ele fosse ao menos pegar na minha mão e me cumprimentar”, reclamou Augusto Feitosa, funcionário do aeroporto.

Na cidade, Lula discursou em um auditório com capacidade para apenas 70 pessoas. A plateia trazia apenas militantes do MST e da CUT.

Mesmo assim, Lula sempre sem viajado em jatos de luxo. Sua equipe contém um fotógrafo e uma equipe de documentaristas.

Enquanto estava no hotel, um militante rompeu o cerco de segurança para tirar uma foto com Lula. A equipe do ex-presidente obrigou o militante a apagá-la, pois a imagem mostrava uma garrafa de uísque ao fundo. Consideraram que isso poderia gerar problemas de imagem nas redes sociais.

A funcionária pública Conceissão Pessoa disse, sobre Lula: “Ele parece estar meio distante do povo, com um olhar desconfiado”.

Em cima do trio elétrico Pantera Fashion, Lula discursou depois para 2.000 pessoas. Mas grande parte dos presentes vieram de organizações petistas. Cinco ônibus, com capacidade para cinquenta passageiros, foram fretados por 1.000 reais cada um, pagos em dinheiro vivo, de modo a garantir a claque.

Lula cancelou a visita à cidade de Crato, no Ceará, onde receberia o título de doutor honoris causa da Universidade Regional do Cariri. Alunos organizaram um protesto contra a concessão da honraria, o que fez Lula desistir de visitar o local.

Durante visita a uma invasão do MST, teve uma festa animada por uma banda de pífanos, também contratada por cerca de 1.000 reais. As pessoas convidadas puderam se servir, à mesa, de macaxeira, jerimum, cuscuz, carne guisada e suco de acerola. Lula bebia cachaça e água.

Próximo às 17 horas, Lula partiu para o Recife no avião de prefixo PR-WTR, o mesmo que as empreiteiras Odebrecht e OAS usavam para transportá-lo ao exterior.

À noite, na capital pernambucana, organizou um evento em praça pública, utilizado para propagar narrativas da propaganda petista, incluindo ataques ao juiz Sergio Moro.

Em clima melancólico, o baixo público começou a se dispersar com a chegada da chuva, fazendo Lula encerrar a participação.


2 comentários:

  1. (argento - seu voto é uma arma apontada contra seu futuro) ... he he he he he, pelo visto nas últimas linhas, Deus tá fazendo o seu papel ...

    ResponderExcluir
  2. O cara que esperava que o novededos apertasse a mão dele deveria perder o dedo que apertou o botão na urna eletrônica para escolher o apedeuta...

    ResponderExcluir