quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Agiotagem governamental é dose: juros do cartão da Caixa vão a 581,29% ao ano!

O Palácio do Planalto já recebeu informações do Banco Central de que os bancos públicos estão abusando na cobrança de juros no rotativo do cartão de crédito. A queixa maior do governo é com a Caixa Econômica Federal, que está cobrando juros maiores do que os bancos privados, como Bradesco e Santander.

Na avaliação de um assessor do presidente Michel Temer, isso é inadmissível, ainda que os bancos sejam livres para definir as taxas de juros.

Pelos registros do Banco Central, a Caixa está cobrando de seus clientes no cartão juros de 581,29% ao ano, quase 100 pontos percentuais acima da média do mercado, de 482,1%.

No Santander, os juros do rotativo do cartão estão em 575,62% ao ano. No Bradesco, em 559,80%.  Dos cinco maiores bancos do país, a menor taxa no cartão de crédito está no Banco do Brasil, de 464,63%, e a mais alta, no Itaú Unibanco, de 632,43%.

“A Caixa, com certeza, será chamada a explicar suas taxas”, frisa o assessor de Temer.

Pois é. Até 2003 a Constituição dizia:

Art. 192. O sistema financeiro nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do País e a servir aos interesses da coletividade, será regulado em lei complementar, que disporá, inclusive, sobre:
§ 3º As taxas de juros reais, nelas incluídas comissões e quaisquer outras remunerações direta ou indiretamente referidas à concessão de crédito, não poderão ser superiores a doze por cento ao ano; a cobrança acima deste limite será conceituada como crime de usura, punido, em todas as suas modalidades, nos termos que a lei determinar.

Só que a Emenda Constitucional 40/2003, tirou todos os incisos, alíneas e parágrafos do artigo original e ficou só assim:

Art. 192. O sistema financeiro nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do País e a servir aos interesses da coletividade, em todas as partes que o compõem, abrangendo as cooperativas de crédito, será regulado por leis complementares que disporão, inclusive, sobre a participação do capital estrangeiro nas instituições que o integram.

600% de juros é roubo descarado!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um cartão do Commonwealth Bank (Master Card) da Austrália.
    A taxa de juros anual é 13,24% ao ano!
    Não acredita?
    Taqui o link: https://www.commbank.com.au/personal/credit-cards/low-rate.html

    ResponderExcluir
  3. Existe um motivo técnico para o juro do cartão de crédito e dos empréstimos privados serem tão elevados, eu diria que são astronômicos. Ocorre que as pessoas não são informadas sobre essas questões técnicas e acham que ele podem ser baixados simplesmente com medidas políticas.

    Para entender um pouco como funciona: o dinheiro depositado nos bancos é utilizado para fazem empréstimos, quando a pessoa não paga o valor total da fatura, o saldo se torna um empréstimo. Até aqui, tudo é muito simples, mas depois vem a questão da inadimplência, que costuma ser usada como principal justificativa para os juros elevados. Mas isso é falacioso, o juro elevada na verdade aumenta a inadimplência em vez de diminuir. Não vou aprofundar essa questão, pois seria necessário apresentar tese em economia.

    Mas a questão principal, que a maioria não sabe, é que o dinheiro depositado nos bancos não é totalmente utilizado para realizar empréstimos, a maior parte dele fica bloqueado, eu não estou atualizado sobre isso, mas estimo que no Brasil, apenas 30% do dinheiro depositado fica disponível para realizar empréstimos. É isso que faz os juros de mercado serem tão elevados, quanto maior é o bloqueio, maior é o juro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (argento) ... em outras palavras: a "crise financeira" é fabricada ...

      Excluir